A Embraer anunciou que pela primeira vez, o KC-390 este envolvido numa missão real de combate a incêndios. A aeronave, operada pela Força Aérea Brasileira – FAB, foi utilizada para combater incêndios na região do Pantanal, no Mato Grosso do Sul.
A aeronave multimissão pode ser equipada com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS II, na sigla em inglês) que fornece à aeronave capacidade de descarregar até 3.000 galões de água (aproximadamente 11.300 litros), com ou sem retardante de fogo, de acordo com o critério de nível de cobertura padrão do solo e em diversos tipos de terrenos.
Com as suas qualidades de voo superiores provenientes da sua tecnologia de ponta e controles de voo fly-by-wire, este avião é extremamente eficaz durante as missões de combate a incêndios, com redução da carga de trabalho dos pilotos e aumento do desempenho.
Após cada descarga, a aeronave regressa para o reabastecimento, podendo descolar novamente em cerca de 40 minutos.
A Força Aérea Brasileira anunciou que até ao dia 5 de julho superou a marca de 200 mil litros de água lançados na região de Corumbá, em Mato Grosso Sul.