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Incidente grave com B777 da Emirates ao descolar no final da pista


De acordo com o site The Aviation Herald, um Boeing 777-300 da Emirates, com a matrícula A6-EQI, realizando o voo EK-231 do Dubai (Emirados Árabes Unidos) para Washington Dulles, DC (EUA), acelarando para a descolagem na pista 30R, com cerca de 4km, tendo a descolagem ocorrido à cabeceira da pista, alcançando o voo apenas no final da área de segurança.

Este incidente de extrapolação do limite da pista foi registado no inicio da semana, tendo como resultado danos no B777

Apesar da subida tardia, a aeronave seguiu para Washington e depois realizou o voo de retorno, EK-232, dentro do horário programado. De volta à base, o Boeing 777 permaneceu no solo, no Dubai, por 4 dias.

Segundo informações recebidas pelo The Aviation Herald, a aeronave sofreu alguns danos na decolagem, embora não tenha sido especificado em que lugar ou qual a gravidade.

De acordo com os dados do Modo S transmitidos pelo transponder da aeronave, esta permaneceu no solo até atingir pelo menos 216 nós (400 km/h) de velocidade durante cerca de 4400 metros, ultrapassando em torno de 400 metros além da cabeceira e cerca de 90 metros antes das antenas localizadoras.

Na sequência, o Boeing 777 passou a cerca de 75 pés (23 metros) de altura e a 234 nós (430 km/h) já sobre as primeiras casas residenciais ao lado do aeroporto e então subiu em segurança.

Em 27 de dezembro de 2021, a Emirates lançou um alerta sugerindo que os pilotos não tinham percebido que a tripulação de voo anterior havia deixado a configuração de altitude no Painel de Controle Mestre na elevação do aeroporto (00000 pés), fazendo com que o Diretor de Voo não indicasse o momento da rotação de decolagem e subida, mas em vez disso, indicasse a manutenção da altitude (modo ALT).

Segundo informações do The Aviation Herald um total de 4 tripulantes podem ter sido despedidos devido a este grave incidente.