Últimas Notícias:

Grupo Qatar Airways celebra um lucro líquido recorde de 1,7 mil milhões de dólares


 

O Grupo Qatar Airways apresentou o seu desempenho financeiro mais sólido dos seus 27 anos de história, anunciando um lucro recorde de 6,1 mil milhões de QAR (1,7 mil milhões de dólares) no seu Relatório Anual relativo ao exercício financeiro de 2023/24.

O grupo de aviação registou um lucro líquido histórico de 6,1 mil milhões de QAR (1,7 mil milhões de dólares) durante o exercício fiscal de 2023/24, com uma receita total de 81 mil milhões de QAR (22,2 mil milhões de dólares), o que representa um aumento de 4,7 mil milhões de QAR (1,3 mil milhões de dólares) – mais 6% em comparação com o ano passado.

O Grupo gerou uma forte margem EBITDA de 24%, com 19,1 mil milhões de QAR (5,2 mil milhões de dólares), cerca de 1,2 mil milhões de QAR (300 milhões de dólares) acima do ano anterior, refletindo o foco contínuo do negócio na experiência do cliente, inovação, digitalização e sustentabilidade, a resultar em operações simplificadas, ágeis e adequadas aos seus objetivos em todas as áreas.

O resultado é uma base sólida para o futuro da atividade aérea do Grupo, que transportou mais de 40 milhões de passageiros durante o exercício de 2023/24, um aumento de 26% em relação ao ano anterior.

Consequentemente, as receitas de passageiros aumentaram 19%, com um incremento da capacidade de 21%, impulsionado pela taxa de ocupação mais elevada de sempre da companhia aérea, de 83%, o que proporcionou um aumento sustentável da quota de mercado.

Ministro de Estado para a Energia e Presidente do Grupo Qatar Airways, Sua Excelência o Engº Saad Bin Sharida Al-Kaabi, afirmou: “Este último e notável desempenho anual demonstra a flexibilidade e resiliência do Grupo Qatar Airways em navegar com sucesso numa indústria de viagens global em constante evolução, e indica uma recuperação forte e sustentada dos desafios enfrentados pelo setor nos últimos anos.”

CEO do Grupo Qatar Airways, Engº Badr Mohammed Al-Meer, salientou: “Os sólidos resultados financeiros são um testemunho da ambição e da clara direção que tem orientado o progresso do Grupo Qatar Airways ao longo do ano financeiro de 2023/24.”

“O nosso foco contínuo na rentabilidade, eficiência e experiência do cliente foi sustentado por um programa estratégico de crescimento da rede e expansão da frota, resultando nas maiores receitas e margens de lucro da história da companhia aérea. Também cimentámos o nosso papel indiscutível como líderes do setor, mantendo a nossa posição como a companhia aérea preferida para milhões de passageiros em todo o mundo”, acrescenta o responsável.

“Este feito incrível deve-se, em grande parte, ao esforço coletivo de toda a família do Grupo Qatar Airways, que trabalhou incansavelmente para alcançar estes resultados notáveis. Temos agora de usar isto como uma base para construir o nosso sucesso contínuo”, conclui.

Ao celebrar o seu 20º ano de operação em 2024, a Qatar Airways Cargo manteve a sua posição como a principal transportadora de carga aérea do mundo, avançando com um foco estratégico na digitalização, sustentabilidade e crescimento. Isso contribuiu para um aumento da quota de mercado da Cargo para 7,1 por cento em 2023/24, um aumento de 0,04 por cento em comparação com o ano financeiro anterior.

A Qatar Executive (QE) continuou a apresentar um sólido desempenho comercial num mercado altamente competitivo, operando como a única marca de jatos executivos detida e totalmente integrada numa companhia aérea comercial. Com um crescimento consistente ao longo do ano fiscal de 2023/24, a QE registou um aumento de mais de 17% nas receitas de charter comercial, com um aumento de mais de 21% nas horas de voo, o que ilustra o forte crescimento dos seus clientes, particularmente na Europa, nos EUA e na Ásia.

O investimento no programa de fidelização Privilege Club da Qatar Airways produziu resultados significativos durante 2023/24, com o número de membros a aumentar em mais de 26%. O envolvimento dos membros também atingiu níveis recorde, com a recolha de Avios a crescer mais de 50%, enquanto os gastos com Avios cresceram 75%, num ano que testemunhou o lançamento de grandes parcerias na Índia, Arábia Saudita e Kuwait, para além dos novos e empolgantes produtos no mercado doméstico.

A rede da Qatar Airways cresceu para mais de 170 destinos em 2023/24, acrescentando Al Ula, Neom e Tabuk, na Arábia Saudita; Lyon e Toulouse, em França; Medan, na Indonésia; e Trabzon, na Turquia, ao longo do ano.

Para além disso, foram retomadas as operações para 14 destinos, incluindo Bahrein, Bahrein; Birmingham, Reino Unido; Pequim, Chengdu e Chongqing, China; Davao, Filipinas; Tóquio Haneda e Osaka, Japão; Marraquexe, Marrocos; Nice, França; Penang, Malásia; Phnom Penh, Camboja, Ras Al Khaimah, EAU; e Yanbu, Arábia Saudita.

A equipa comercial do Grupo desempenhou um papel fundamental no reforço da nossa posição competitiva, inovando para exceder a procura dos clientes, aumentando as receitas e a quota de mercado, e assegurando que o nome do Grupo Qatar Airways é sinónimo de excelência – o que é evidente na atribuição à transportadora do prémio de “Melhor Companhia Aérea do Médio Oriente” nos 2023 World Airline Awards da Skytrax.

Como parte da abordagem estratégica contínua do Grupo para construir relacionamentos mais profundos e significativos com públicos globais, a marca também solidificou a sua posição de liderança nas redes sociais durante 2023/24. Como resultado, é a companhia aérea líder, a nível mundial, nestes canais – com mais de 47 milhões de seguidores combinados e a primeira posição no número de seguidores no Facebook, YouTube e TikTok.

O Grupo Qatar Airways sublinha que também deu passos significativos na expansão do seu portfólio global de patrocínios durante 2023/24. Os principais destaques incluem a parceria inaugural do Grupo como Global Airline Partner da Fórmula 1®; tornar-se Companhia Aérea Oficial da equipa de futebol italiana de primeira linha, FC Internazionale Milano (Inter); renovar a sua parceria existente com a FIFA até 2030; estabelecer parceria com a equipa de críquete Royal Challengers Bangalore (RCB) na Indian Premier League (IPL); bem como o papel do Grupo enquanto Parceiro Estratégico Oficial da Expo 2023 Doha, que elevou significativamente o perfil global deste evento marcante no palco global.