A Iberia anunciou que no próximo mês de junho a companhia vai retomar os seus voos para vários destinos de verão em Itália, Croácia, Portugal e EUA.
Assim sendo, a Iberia Maintenance está a trabalhar intensamente para reformar um total de 46 aviões do Grupo IAG e de terceiros e seus motores para a temporada de verão.
Destas aeronaves, 29 são da família A320 do Grupo Iberia, 23 da Iberia e 6 da Iberia Express. Um claro sinal da reactivação das operações para a temporada de verão, que envolve a atenção meticulosa e a revisão das aeronaves e motores após mais de um ano em solo devido à redução da atividade aérea durante a pandemia.
Neste período, a Iberia Maintenance assistiu mais de 150 aeronaves, oferecendo serviços de preservação em Madrid, Palma de Mallorca, Málaga e Sevilha. São necessários vários dias de trabalho para que uma aeronave volte a operar, de acordo com os programas de manutenção de cada operador. Por outro lado, são removidas as tampas que protegem a aeronave contra agentes externos como insetos, pássaros ou corrosão. São verificados motores, sistemas como o hidráulico, elétrico ou aviônico, e elementos essenciais como trem de aterragem, travões e rodas, entre outras tarefas.
Em algumas aeronaves, também será necessário realizar trabalhos de manutenção pesada nas instalações de Manutenção Iberia em La Muñoza, uma vez que a entrada em serviço da aeronave coincide com a revisão periódica programada para a aeronave.
Face ao aumento da procura de regresso de aeronaves em serviço devido à reactivação de voos no verão, e para garantir o melhor planeamento e atendimento, a Iberia Manutenção desenvolveu a aplicação móvel RTO.com para que os operadores possam verificar a disponibilidade de dias e reservar slots de revisão.
Os assentos dos passageiros estão de volta
No final de 2020, a Iberia converteu três Airbus A330 em cargueiros com o objetivo de se adaptar à nova situação do mercado e aproveitar todas as oportunidades, diversificar as suas receitas e continuar a gerar atividade para os seus colaboradores enquanto se recuperava a procura aérea.
Esperando-se que esses três Airbus A330 sejam necessários nas próximas semanas, a Iberia Maintenance já está a trabalhar na conversão dessas três aeronaves de volta à configuração original, reinstalando os assentos de passageiros para que, em junho, todas as três aeronaves estejam operando com passageiros em vez de carga.