Últimas Notícias:

Iberia compra Air Europa por 500 milhões mas só paga em 2026

 

A Iberia vai comprar a Air Europa por 500 milhões de euros, mas o montante só será pago em 2026. O acordo, que tinha sido já anunciado, previa que o negócio ascendesse a 1.000 milhões de euros.

A companhia aérea espanhola chegou a acordo com o Grupo International Airlines (IAG), que a detém, alcançando novas condições de preço e formas de pagamento.

Há um ano, as partes tinham chegado a entendimento para fechar este negócio por 1.000 milhões de euros. Contudo, após várias discussões, este valor caiu para cerca de metade. Isto depois de a Iberia se ter reunido com o Conselho de Administração do IAG esta quarta-feira, onde foi avaliado o impacto que o Brexit terá nas operações da Air Europa.

Por enquanto, a operação está apenas pendente da Empresa Estatal de Participação Industrial (SEPI), que tem de aceitar renunciar à nomeação dos dois administradores que a representam no empréstimo concedido à Globalia, dona da Air Europa.

É exatamente devido a esse empréstimo que o pagamento só acontecerá em 2026. Isto porque a SEPI emprestou 475 milhões de euros à Air Europa em novembro e só daqui a cinco anos é que a companhia aérea deverá ter este montante liquidado.

Luis Gallego, presidente executivo do Grupo IAG desde setembro, quando deixou iguais funções na Iberia, e Javier Hidalgo, filho do fundador da Globalia e responsável pela gestão da Air Europa, lideraram pessoalmente as negociações.