A EASA – Agência Europeia para a Segurança da Aviação e a Airbus chegaram a um acordo para o Airbus A321XLR poder passar mais um processo de certificação.
O acordo visa responder às preocupações de incêndio e evacuação levantadas. E por forma a dar resposta a Airbus adicionou um revestimento de proteção ao tanque de combustível central, bem como outros reforços na estrutura da aeronave.
Com esta alteração, o que levou a um peso adicional cerca de 800kg, o alcance máximo previsto para o avião de 4.700 milhas náuticas (8.700 km) passou para cerca de 4.000 milhas náuticas (7.400 km).
A Reuters noticiou que o alcance mais limitado da aeronave pode alterar os planos de algumas companhias e para tentar encontrar algumas soluções, a Airbus está a negociar o A330neo.
Segundo o porta-voz da Airbus, não há expectativa de impacto significativo na vantagem de alcance exclusiva do A321XLR no segmento.
A título de curiosidade, o primeiro A321XLR (Xtra Long Range) da Airbus realizou com sucesso o seu primeiro voo de teste no dia 15 de junho.
A aeronave, MSN 11000 com a matrícula F-WXLR, descolou do Aeroporto de Hamburgo-Finkenwerder às 11h05 CEST para um voo que durou aproximadamente quatro horas e 35 minutos.
A tripulação da aeronave foi compotas pelos pilotos de testes Thierry Diez e Gabriel Diaz de Villegas Giron, bem como pelos engenheiros de teste Frank Hohmeister, Philippe Pupin e Mehdi Zeddoun.
A Airbus indicou que durante o voo, a tripulação testou os controles de voo, motores e sistemas principais da aeronave, incluindo as proteções do envelope de voo, tanto em alta quanto em baixa velocidade.
A entrada em serviço está prevista para o início de 2024. O A321XLR é o próximo passo evolutivo na família de aeronaves de corredor único A320neo, dando resposta aos requisitos do mercado para maior alcance e carga útil, criando mais valor para as companhias aéreas ao permitir serviços economicamente viáveis em rotas mais longas do que qualquer modelo de aeronave comparável.
O A321XLR oferecerá um alcance sem precedentes de aeronaves de corredor único, com consumo de combustível 30% menor por assento em comparação com as aeronaves da geração anterior, bem como emissões de NOx e ruído reduzidos.