A Força Aérea Portuguesa esteve empenhada no resgate de oito tripulantes, no passado dia 27 de setembro, que se encontravam a bordo de uma embarcação quando deflagrou um incêndio.
Os tripulantes abandonaram a embarcação, que navegava a cerca de 709 km a este das Lajes, com recurso a uma balsa salva-vidas.
Recebido o alerta do MRCC de Ponta Delgada no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC – Lajes), foi empenhado um avião C-295M da Força Aérea para realizar as buscas pela localização exata dos tripulantes.
A aeronave da Esquadra 502 – “Elefantes”, de alerta permanente nos Açores, teve participação ativa nas buscas e localização da embarcação de pesca “FILIPA MIGUEL” e da balsa salva-vidas, onde se encontravam os tripulantes, todos de nacionalidade portuguesa.
A aeronave da Força Aérea permaneceu no local, auxiliando na coordenação dos meios marítimos, permitindo agilizar a recuperação dos tripulantes que acabaram por ser resgatados pelo navio mercante “THOR MENELAUS”, que se encontrava nas imediações.