Num pedido de informações pela Lusa, a euroAtlantic afirmou que “apoia totalmente a parceria com a LAM”, que desde dezembro permitiu retomar a rota entre Maputo e Lisboa, depois de a transportadora aérea moçambicana ter responsabilizado a companhia portuguesa pelos problemas naquela ligação.
“Sobre a notícia veiculada nos meios de comunicação, a euroAtlantic Airways informa que apoia totalmente a parceria com a LAM para operar e fazer crescer este projeto em conjunto”, disse fonte oficial da companhia portuguesa.
“As aeronaves da euroAtlantic Airways estão totalmente disponíveis para a LAM, fornecendo igualmente todo o apoio operacional necessário”, acrescentou, remetendo qualquer outra informação para a transportadora aérea estatal moçambicana.
De recordar que a LAM – Linhas Aéreas de Moçambique responsabilizou a euroAtlantic pelos problemas na realização dos voos na rota entre Maputo e Lisboa, alegando que aquela empresa não pagou o leasing da aeronave.
Em comunicado enviado à Lusa, a transportadora aérea moçambicana explica que, no sábado, teve de cancelar o voo entre Lisboa e Maputo “devido a problemas do fornecedor de aeronave, a Euro Atlantic Airways (EAA)”.
“No momento antes do embarque dos passageiros, em Lisboa, a LAM tomou conhecimento de que o provedor não pagou ao proprietário da aeronave usada e que este, por sua vez, determinou que o aparelho não fosse usado”, lê-se.
“Perante este quadro”, a LAM explica que “envidou esforços visando materializar o voo”, o que veio a concretizar-se no domingo, 14 de janeiro, recorrendo a novo ACMI através da Hi Fly.
A LAM retomou os voos entre Maputo e Lisboa a 12 de dezembro de 2023, através de um contrato de ACMI para um B777-200ER da euroAtlatinc com capacidade para transportar até 302 passageiros.