O primeiro-ministro afirmou hoje que a Comissão Executiva da TAP tem o dever legal de “gestão prudente” e “não tem credibilidade” um plano de rotas sem prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras de Portugal.
Estas posições foram transmitidas por António Costa à agência Lusa, em reação ao anúncio feito pela Comissão Executiva da TAP sobre o plano de retoma de rotas a partir de junho.
António Costa começou por frisar que “a gestão das fronteiras é responsabilidade soberana do Estado português” e que a presente pandemia de covid-19 “exigiu e exige por tempo ainda indeterminado a imposição de restrições na circulação nas fronteiras terrestre, marítima e aérea”.
“Não tem credibilidade qualquer plano de rotas definido pela TAP sem a prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras definida pela República Portuguesa”, acentuou o primeiro-ministro.
António Costa disse mesmo ver-se “obrigado a recordar à Comissão Executiva da TAP os deveres legais de gestão prudente e responsável da companhia”.
Esse conjunto de deveres legais de gestão prudente e responsável na gestão da transportadora aérea nacional, de acordo com o primeiro-ministro, “não é compatível com a definição, divulgação e promoção de planos de rotas cuja viabilidade depende da vontade soberana da República Portuguesa na gestão das suas fronteiras”.
Na segunda-feira à tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que “acompanha a preocupação manifestada por vários partidos políticos e autarcas relativamente ao plano de retoma de rotas da TAP, em particular no que respeita ao Porto”.
Marcelo Rebelo de Sousa transmitiu esta posição em resposta à agência Lusa, questionado sobre o plano de rotas aéreas para os próximos dois meses tornado público pela TAP, composto maioritariamente por voos de ligação a Lisboa, que tem recebido críticas.
Este plano foi criticado pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e autarcas de municípios como Gondomar, Valongo e Vila Real e por dirigentes do PS, do PCP e do BE, entre outros.
Em conferência de imprensa, Rui Moreira acusou a TAP de “impor um confinamento ao Porto e Norte”, acrescentando que com este plano de rotas a companhia aérea “abandona o país, porque estar só em Lisboa representa abandonar o país”.
Também em conferência de imprensa, o secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, desafiou a TAP a corrigir o plano de rotas aéreas tornado público, considerando que a decisão da comissão executiva da transportadora aérea de reduzir voos e destinos “lesa o interesse nacional”.
Já o presidente do PSD, Rui Rio, considerou que a TAP está a assumir-se como uma transportadora aérea regional, confinada à antiga província da Estremadura, razão pela qual não pode ter os apoios de uma empresa estratégica nacional.
“Se é assim, como a TAP diz, então não estamos perante uma empresa nacional, mas perante uma empresa de ordem regional, confinada mais ou menos à antiga província da Estremadura, a grande Lisboa. Uma empresa que não responde aos aeroportos de Faro, do Funchal, de Ponta Delgada e do Porto como deve ser, então não é uma empresa nacional, mas, sim, regional”, alegou o presidente do PSD.
Rui Rio, ex-presidente da Câmara do Porto, defendeu depois que “uma empresa regional não pode ter os apoios que tem uma empresa que é estrategicamente importante para o país como um todo”.
“Se a TAP entende que apenas deve servir um aeroporto, penso que se colocou de lado relativamente a ser uma empresa nacional. Isto para mim é claro”, acrescentou o líder social-democrata.
Operação apresentada pela TAP:
Rota | 18 Maio – 31 Maio |
Frequências 1 Junho – 30 Junho |
Frequências 1 Julho – 31 Julho |
América do Sul | |||
Lisboa – São Paulo (GRU) | 2 voos por semana | 2 voos por semana | 3 voos por semana |
Lisboa – Rio de Janeiro (GIG) | 1 voo por semana | 1 voo por semana | 1 voo por semana |
Lisboa – Recife (REC) | Sem operação | Sem operação | 2 voos por semana |
Lisboa – Fortaleza (FOR | Sem operação | Sem operação | 1 voo por semana |
América do Norte |
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Lisboa – Newark (EWR) | Sem operação | 2 voos por semana | 2 voos por semana |
Lisboa – Boston (BOS) | Sem operação | Sem operação | 2 voos por semana |
Lisboa – Toronto (YYZ) | Sem operação | Sem operação | 1 voos por semana |
Lisboa – Miami (MIA) | Sem operação | Sem operação | 2 voos por semana |
Ponta Delgada – Boston (BOS) | Sem operação | Sem operação | 3 voos por semana |
Ponta Delgada – Toronto (YYZ) | Sem operação | Sem operação | 2 voos por semana |
África | |||
Lisboa – Maputo (MPM) | Sem operação | 1 voo por semana | 1 voo por semana |
Lisboa – Luanda (LAD) | Sem operação | 1 voo por semana** | 2 voos por semana |
LIsboa – Dakar (DSS) | Sem operação | Sem operação | 2 voos por semana |
Lisboa – Praia (RAI) | Sem operação | Sem operação | 2 voos por semana |
Lisboa – São Vicente (VXE) | Sem operação | Sem operação | 1 voo por semana |
Europa | |||
Lisboa – Bruxelas (BRU) | Sem operação | Sem operação | 7 voos por semana |
Lisboa – Genebra (GVA) | Sem operação | Sem operação | 7 voos por semana |
Lisboa – Zurique (ZRH) | Sem operação | Sem operação | 7 voos por semana |
Lisboa – Frankfurt (FRA) | Sem operação | Sem operação | 7 voos por semana |
Lisboa – Hamburgo (HAM) | Sem operação | Sem operação | 7 voos por semana |
Lisboa – Berlim (TXL) | Sem operação | Sem operação | 7 voos por semana |
Lisboa – Londres (LHR) | 2 voos por semana | 2 voos por semana | 14 voos por semana |
Lisboa – Dublin | Sem operação | Sem operação | 3 voos por semana |
Lisboa – Paris | 2 voos por semana | 2 voos por semana | 14 voos por semana |
Lisboa – Nice (NCE) | Sem operação | Sem operação | 2 voos por semana |
Lisboa – Lyon (LYS) | Sem operação | Sem operação | 2 voos por semana |
Porto – Paris | Sem operação | Sem operação | 3 voos por semana |
Lisboa – Amsterdão (AMS) | Sem operação | Sem operação | 7 voos por semana |
Lisboa – Madrid (MAD) | Sem operação | Sem operação | 14 voos por semana |
Lisboa – Barcelona (BCN) | Sem operação | Sem operação | 14 voos por semana |
Lisboa – Sevilha (SVQ) | Sem operação | Sem operação | 3 voos por semana |
Lisboa – Málaga (AGP) | Sem operação | Sem operação | 3 voos por semana |
Lisboa – Luxemburgo (LUX) | Sem operação | Sem operação | 2 voos por semana |
Porto – Luxemburgo (LUX) | Sem operação | Sem operação | 2 voos por semana |
Lisboa – Estocolmo (ARN) | Sem operação | Sem operação | 2 voos por semana |
Lisboa – Copenhaga (CPH) | Sem operação | Sem operação | 2 voos por semana |
Lisboa – Milão (MXP) | Sem operação | Sem operação | 14 voos por semana |
Lisboa – Roma (FCO) | Sem operação | Sem operação | 14 voos por semana |
Portugal | |||
Lisboa – Porto (OPO) | 3 voos por semana | 3 voos por semana | 21 voos por semana |
Lisboa – Funchal (FNC) | 4 voos por semana* | 7 voos por semana | 14 voos por semana |
Porto – Funchal (FNC) | Sem operação | Sem operação | 2 voos por semana |
Lisboa – Ponta Delgada (PDL) | 2 voos por semana | 4 voos por semana | 7 voos por semana |
Lisboa – Terceira (TER) | 2 voos por semana | 2 voos por semana | 3 voos por semana |
Lisboa – Porto Santos (PXO) | Sem operação | Sem operação | 2 voos por semana |
Lisboa – Faro (FAO) | Sem operação | Sem operação | 14 voos por semana |