O destacamento RAF Puma, que tem servido no Afeganistão em apoio à Missão de Apoio Resoluto da NATO, está de regresso à RAF Benson como parte da retirada das forças da NATO do país. Os três helicópteros Puma e o pessoal do Comando Conjunto de Helicópteros que estão a servir em Cabul desde março de 2015.
Os helicópteros estão agora de regresso à sua base em Oxfordshire e estão a ser transportados de Cabul para RAF Brize Norton no Antonov AN-225.
Desde março de 2015, o destacamento tem servido como parte da missão de não combate liderada pela NATO para treinar, aconselhar e ajudar as Forças de Defesa e Segurança Nacional do Afeganistão, conhecida como Missão de Apoio Resoluto. Nesse período, o destacamento foi formado pelas Esquadra 33 e pela Esquadra 230, com o apoio de outros membros e unidades do JHC.
“Este é um momento significativo para a Força Puma, pois uma operação duradoura e gratificante chega ao fim. O comprometimento e profissionalismo de toda a equipa tem sido excepcional, independentemente de terem sido destacados ou fornecido suporte do Reino Unido. Estou extremamente orgulhoso de todos e eles deveriam olhar para trás e olhar para tudo o que conquistaram com orgulho. ” Comandante do Grupo Nick Paton e da Força Puma.
Durante a Operação TORAL, o nome operacional dado ao elemento do Reino Unido da Resolute Support Mission, os Pumas estavam baseados no Aeroporto Internacional de Cabul. De lá, eles foram capazes de fornecer transporte aéreo vital para as forças do Reino Unido e da OTAN para mitigar a ameaça terrestre existente. Isto incluiu o transporte de pessoal e equipamento pelos diferentes terrenos urbanos, montanhosos e desérticos na área de Cabul, bem como o apoio ao destacamento da Força de Reacção Rápida de Segurança da OTAN, conforme necessário.
“O destacamento Puma forneceu um apoio inestimável à missão da OTAN no Afeganistão, ajudando o esforço mais amplo do Reino Unido para desenvolver a sociedade civil e reduzir a ameaça do terrorismo, construindo as bases para um processo de paz. “Continuamos comprometidos em apoiar o Afeganistão nos próximos meses e anos, tanto por meio do engajamento na defesa quanto do apoio diplomático e de desenvolvimento.” James Heappey Ministro das Forças Armadas
Durante o destacamento, os Pumas voaram 12.800 horas, o que equivale a mais de 533 dias no ar. Os helicópteros de suporte médio também transportaram 126.000 passageiros e movimentaram 660.000 kg de carga.