Últimas Notícias:
×

Airbus equipa A320 com nariz Eurofighter Typhoon para testar novo radar


 

A Airbus anunciou que o aeródromo do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) serviu de cenário para o voo inaugural da Aeronave de Pesquisa de Tecnologia Avançada (ATRA).

O A320 modificado para testes, com a matrícula D-ATRA e número de série 659, recebeu  o nariz de um caça Eurofighter Typhoon.

A modificação, executada pelos engenheiros da Airbus em Manching, foi projetada especificamente para acomodar o radar ECRS ou AESA MK1 (Active Electronically Scanned Array) fabricado pela Hensoldt e cria uma plataforma para o desenvolvimento de tecnologia de radar para o Eurofighter.

“Estamos a operar a aeronave em estreita colaboração com o DLR e as Forças Armadas Alemãs para testar um novo radar para o Eurofighter e levá-lo à maturidade”, explica Thomas Hirsch, responsável pelo projeto do radar Airbus E-Scan.

Para acomodar o radar, os engenheiros projetaram uma seção frontal completamente nova e reforçaram a fuselagem, garantindo que as modificações seguissem os rígidos procedimentos da Airbus Commercial Aircraft. As fases futuras do projeto envolverão equipar a cabine com sistemas de teste especializados, incluindo uma plataforma de aviónicos Eurofighter e infraestrutura de refrigeração e energia.

Usar o A320 ATRA oferece diversas vantagens em relação aos testes diretamente no Typhoon.

“O A320 ATRA tem um processo de autorização significativamente mais curto e pode permanecer no ar por mais tempo do que um Eurofighter”, explicou Hirsch.

Esses aspectos permitem testes mais extensos e prolongados em cenários do mundo real, acelerando assim o cronograma de desenvolvimento do radar. Eventualmente será integrado nas variantes espanhola “Halcón I” e alemã “Quadriga” Eurofighter.

De acordo com a Airbus, o radar AESA-MK1 irá melhorar a funcionalidade do Eurofighter em missões ar-ar e ar-terra, juntamente com a melhoria das suas capacidades de guerra eletrónica. A atualização do radar concentra-se no reconhecimento preciso do alvo, maior agilidade e proteção eletrónica aprimorada (EPM). O novo radar inclui novos recursos de suporte eletrónico (ESM) e ataque (EA).

Outro protótipo de radar projetado para atualizar o Typhoon, conhecido como ECRS Mark 2, está atualmente em desenvolvimento e testes pela BAE Systems e Leonardo.

O primeiro voo teve uma duração de 2:28.