O satélite de telecomunicações geoestacionário EUTELSAT 36D, construído pela Airbus, foi enviado de Toulouse, França, para Sanford, Flórida, EUA, a bordo de um Airbus BelugaST (A300-600ST).
O seu destino final é o Centro Espacial Kennedy, na Flórida, onde será lançado em órbita a bordo de um SpaceX Falcon 9 ainda este mês.
Durante a primeira etapa da viagem o Airbus BelugaST nº 5, com a matrícula F-GSTF, realizou uma escala técnica para reabastecimento nas Lajes, ilha terceira, Açores.
O momento foi capturado através da objetiva do Spotter Diogo Costa (foto de abertura) e pelo Spotter Tomás Valadão:
O EUTELSAT 36D é baseado no satélite geoestacionário de telecomunicações Eurostar Neo de última geração e fornecerá transmissão de TV (DTH) e serviços governamentais em África, Europa e países orientais e tem uma vida útil planeada de mais de 15 anos.
Philippe Pham, Chefe de Telecomunicações e Sistemas de Navegação da Airbus, disse: “O EUTELSAT 36D é o mais recente marco da nossa parceria de longa data com a Eutelsat, que remonta a mais de 30 anos. É o 22º satélite geográfico que construímos para eles e irá fornecer capacidade alargada sobre África e Eurásia.”
Com 70 transponders físicos de banda Ku, o EUTELSAT 36D totalmente elétrico garantirá todas as principais missões legadas do EUTELSAT 36B, com melhorias na cobertura e desempenho.
É o quarto Eurostar Neo em órbita. Os satélites Eurostar Neo combinam maior capacidade de carga útil e sistemas de controle térmico e de energia mais eficientes com tempo de produção reduzido e custos otimizados como parte de um processo de produção totalmente digitalizado. O EUTELSAT 36D combina 18 kW de energia elétrica com uma massa de lançamento reduzida de aproximadamente cinco toneladas métricas, possibilitada pela capacidade EOR (Electric Orbit Raising) da Airbus, reforçando a posição da Airbus como líder mundial em propulsão elétrica.
A família Eurostar Neo de satélites de telecomunicações Airbus baseia-se numa plataforma e tecnologias de próxima geração, desenvolvidas com o apoio da Agência Espacial Europeia (ESA) e outros, incluindo o Centre National d’Etudes Spatiales (CNES) e o UK Space Agência (UKSA).
Esta é a terceira vez que uma aeronave de transporte Beluga entrega um satélite geoestacionário da Airbus ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida. As missões anteriores incluem HOTBIRD 13G em 17 de outubro de 2022 e Inmarsat 6-F2 em 30 de janeiro de 2023.