A Airbus entregou à Aer Lingus o seu último A330-300 produzido, encerrado assim a produção do modelo e contou com 771 unidades produzidas.
O A330 recebeu a matrícula EI-EIN fe tem o número de série 1952.
O A330-300 foi, juntamente como o A340, a resposta da Airbus no segmento de grande capacidade. Versátil, opera tanto em longos voos intercontinentais como em segmentos curtos de alta densidade de tráfego.
O seu desenvolvimento começou juntamente com o A340, em junho de 1987, quando os projectos ainda eram chamados de TA-9 e TA-11. O modelo conta com a mesma fuselagem do A340-300 mas apenas com dois motores.
O A330-300 pode transportar até 475 passageiros em classe única a uma distância de 7 500 km.
Mais do que utilizar a mesma fuselagem, as asas do A340 e A330 são idênticas, mudando-se apenas a posição dos motores, numa solução genial dos engenheiros da Airbus, que contribuiu enormemente para reduzir os custos de desenvolvimento.
O protótipo fez o seu primeiro voo em novembro de 1992, a homologação foi conquistada em outubro de 1993 e o A330-300 entrou em operação com as cores da Malaysian e Air Inter, clientes de lançamento do modelo.
A330-200 | A330-300 | |
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Comprimento: | 58,37 m | 63,60 m |
Altura: | 17,80 ou 17,30 m (Enhanced) | 16,85 m |
Envergadura: | 60,3 m | 60,3 m |
Secção: | 5,64 m | 5,64 m |
MTOW: | 230.000 kg ou 233.000 kg | 230.000 kg |
Assentos: | 253/293 – Três classes | 295/335 – Três classes |
Carga: | 19,7 / 13,76 m³ | 19,7 / 13,76 m³ |
Motores: | 2 CF6-80E1 ou PW4000 ou RR Trent 700 | 2 CF6-80E1 ou PW4000 ou RR Trent 700 |
Velocidade máxima: | 0,86 Ma (1 060 km/h) | 0,86 Ma (1 060 km/h) |
Autonomia: | 12.500 km-7700 Milhas | 10.500 km-6500 Milhas |
Combustível: | 139.100 l | 97.170 l |
Teto de Serviço: | 12.000 m | 12.000 m |
O A330-300 foi o sucessor directo do A300 tendo conquistado o mercado com companhias asiáticas que precisavam de um avião grande para as rotas de alta densidade, mas que também pudesse operar voos de longo curso.
Apesar da concorrência directa do Boeing 767, o A330-300 tem alguma superioridade em termos de capacidade e alcance, sem ter o custo de um B777 ou mesmo de um outro modelo da Airbus, o A340.
Actualmente, é o modelo mais vendido da Airbus na categoria widebody, com 785 encomendas contra 701 da versão mais pequena, o A330-200, e contra 759 do A350-900XWB (até agora).