Últimas Notícias:

Airbus entrega a 500ª aeronave da Família A320 construída na China


 

A Airbus assinalou hoje nas suas redes sociais a entrega da 500ª aeronave da Família A320 construída na China. A construtora europeia indica que este marco simboliza a excelente cooperação industrial entre a Airbus e a China.

De referir que a Airbus e a China Aviation Supplies Holding Company (CAS) assinaram um acordo (GTA – General Terms Agreement) que abrange a compra de 300 aviões da Airbus por companhias aéreas chinesas. O GTA consiste em 290 aviões da Família A320 e 10 aviões da Família A350 XWB, refletindo a forte procura das companhias aéreas chinesas em todos os setores do mercado, incluindo doméstico, ‘low-cost’, regional e internacional de longo curso.

Antes da pandemia e de acordo com as previsões da Airbus para o período 2018-2037, as novas entregas de aviões comerciais e de mercadorias para a China serão de mais de 7.400 aviões ao longo dos próximos 20 anos. Este valor representa mais de 19% da procura total mundial por mais de 37.400 novos aviões durante os próximos 20 anos.

As frotas de aviões da Airbus em serviço com operadores chineses ascenderam a 1730 aviões, dos quais 1455 são da Família A320, e 17 são aviões da Família A350 XWB.

“Estamos honrados por apoiar o crescimento da aviação civil na China com as nossas famílias líderes de aviões – de corredor único e widebodies,” disse Guillaume Faury, Presidente da Airbus Commercial Aircraft e futuro Presidente Executivo da Airbus. “A nossa presença crescente na China demostra a nossa confiança prolongada no mercado chines e o nosso compromisso a longo prazo com a China e os nossos parceiros.

A título de curiosidade, a Airbus inaugurou em 2019 o seu Centro de Inovação numa cerimónia em Shenzhen, China, um dos hotspots líderes do mundo.

O Centro de Inovação da Airbus na China (CIAC) iniciou a sua operação no começo de 2018 e atualmente está focado em desenhar, testar e certificar novas tecnologias relacionadas com cinco áreas: Hardware Lab, Experiência de Cabine, Conectividade, Inovação de Fabricação, e Mobilidade Aérea Urbana. Em pleno funcionamento, a CIAC dedica-se a identificar a próxima grande mudança para transformar o setor aeroespacial enquanto explora talento local, tecnologia, rede de parceiros, e irá também reforçar as capacidades de inovação da Airbus para definir o futuro da aviação.

Na cerimónia, a Airbus também assinou um Memorando de Entendimento com o Departamento de Comércio Municipal de Shenzhen para explorar soluções de Mobilidade Aérea Urbana em Shenzhen. Ambas as partes irão cooperar estreitamente para acelerar a P&D, aplicação e industrialização de Mobilidade Aérea Urbana em Shenzhen. Com mais parceiros regionais, a Airbus pretende desenvolver mais o ecossistema local de mobilidade e apoiar as soluções de Mobilidade Aérea Urbana, adaptadas às necessidades locais de transporte.

Com o primeiro centro de inovação na Ásia e segundo a nível mundial após A3 Silicon Valley, o Centro de Inovação da Airbus na China procura aproveitar as vantagens locais incluindo os talentos, empresas e ecossistema, e combinar as vantagens com o expertise da Airbus na área aeroespacial, para identificar, explorar e acelerar os avanços nas tecnologias, modelos empresariais e novas oportunidades de crescimento.