A Airbus anunciou a assinatura de um acordo de parceria com a CFM International, uma empresa conjunta 50/50 entre a GE e a Safran Aircraft Engines, para colaborar num programa de demonstração de hidrogénio que irá descolar em meados desta década. O objetivo do programa é testar em solo e em voo um motor de combustão direta alimentado por hidrogénio, em preparação para a entrada em serviço de uma aeronave de emissão zero até 2035.
Os testes serão realizados num A380 equipado com tanques de hidrogénio líquido preparados nas instalações da Airbus, na França e na Alemanha.
A Airbus também definirá os requisitos do sistema de propulsão a hidrogénio, supervisionará os testes de voo e fornecerá a plataforma A380 para testar o motor de combustão de hidrogénio na fase de cruzeiro. A CFM International (CFM) modificará o combustor, o sistema de combustível e o sistema de controle de um turbofan GE Passport para funcionar com hidrogénio.
O motor, que é montado nos EUA, foi selecionado para este programa devido ao seu tamanho físico e capacidade de fluxo de combustível. Será montado ao longo da fuselagem traseira do banco de testes de voo para permitir que as emissões do motor, incluindo rastros, sejam monitorados separadamente daquelas dos motores que alimentam a aeronave. O CFM executará um extenso programa de testes em solo antes do teste de voo do A380.
“Este é o passo mais significativo realizado pela Airbus para inaugurar uma nova era de voos movidos a hidrogénio desde o lançamento dos nossos conceitos ZERO em setembro de 2020”, disse Sabine Klauke, diretora técnica da Airbus.
“Ao alavancar a experiência dos fabricantes de motores americanos e europeus para progredir na tecnologia de combustão de hidrogénio, esta parceria internacional envia uma mensagem clara de que a nossa indústria está comprometida em tornar realidade o voo com emissão zero”.
“A capacidade de combustão de hidrogénio é uma das tecnologias fundamentais que estamos desenvolvendo e amadurecendo como parte do Programa CFM RISE”, disse Gaël Méheust, presidente e CEO da CFM.
O CFM compartilha a ambição da Airbus de cumprir a promessa que fizeram ao assinar a meta do Air Transport Action Group em outubro de 2021 de atingir emissões líquidas de carbono zero da indústria da aviação até 2050, desenvolvendo e testando a tecnologia necessária para tornar as aeronaves de zero emissões uma realidade dentro da ambiciosa linha do tempo definida.
A Airbus tem um relacionamento de longa data com a CFM e as suas empresas controladoras, GE Aviation e Safran Aircraft Engines e, juntos, os parceiros estabeleceram um ótimo histórico de entrega de produtos de alto desempenho que respondem às necessidades dos clientes das companhias aéreas.