Últimas Notícias:
×

Iberia recebeu o seu primeiro Airbus A321XLR


 

A Airbus anunciou que a companhia aérea espanhola Iberia recebeu o seu primeiro A321XLR, tornando-se a operadora de lançamento da mais nova aeronave de corredor único do mundo.

A aeronave, equipada com motores CFM LEAP-1A, será operada pela Iberia em vários voos regionais em toda a rede europeia da companhia aérea antes do seu primeiro voo transatlântico entre Madrid e Boston, no final de novembro.

Marco Sansavini, CEO e Presidente da Iberia, disse: “Estamos muito orgulhosos de ser a companhia aérea lançadora desta nova aeronave Airbus. O A321XLR irá permitir-nos chegar a novos destinos, operando rotas transoceânicas e de forma mais eficiente.”

Christian Scherer, CEO da Commercial Aircraft da Airbus, disse: “Cinco anos em formação, o mais novo membro da família Airbus está pronto para se juntar ao seu primeiro operador, a Iberia. O A321XLR permitirá inúmeros novos destinos diretos; isso realmente abre um novo capítulo na conectividade aérea. É mais uma “primeira vez” de orgulho para todos nós da Airbus em nossa busca constante por inovar e agregar valor aos nossos clientes. Temos o prazer de partilhar este momento especial com um cliente especial: gracias y felicidades Iberia.”

O recém-entregue A321XLR para a Iberia pode transportar até 182 passageiros num layout de duas classes, com assentos reclináveis ​​na classe executiva e acesso direto ao corredor. Com a nova cabine Airspace, a aeronave proporcionará aos passageiros conforto de longo curso em todas as classes. Os compartimentos XL oferecem 60% mais capacidade de bagagem para uma experiência de embarque mais descontraída para passageiros e tripulantes de cabine. Além disso, a conectividade nos assentos está disponível para os passageiros em todos os assentos e o mais recente sistema de iluminação melhora a experiência geral do passageiro.

O A321XLR é o próximo passo evolutivo do A320neo que responde às necessidades do mercado por ainda mais alcance e carga útil, criando mais valor para as companhias aéreas. Ele fornecerá um alcance Xtra Longo sem precedentes de até 4.700 nm – 15% mais alcance que o A321LR e com consumo de combustível 30% menor por assento em comparação com aeronaves concorrentes da geração anterior, além de redução de emissões de NOx e ruído. Até agora, a Airbus garantiu mais de 500 pedidos da aeronave.

O primeiro A321XLR completou o seu voo inaugural em junho de 2022. Depois disso seguiu-se um extenso programa de testes envolvendo três aeronaves de teste. Tal como acontece com todas as aeronaves Airbus, a aeronave A321XLR já é capaz de operar com até 50% de SAF. A Airbus pretende ter suas aeronaves com até 100% de capacidade SAF até 2030.