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Amazon Air vai operar dez cargueiros A330-300P2F convertidos


A Amazon Air assinou um contrato firme para alugar dez cargueiros A330-300P2F da Altavair, aproveitando a capacidade e a economia do A330 para ajudar a cumprir a sua promessa de entrega de um dia aos clientes da Amazon Prime.

A aeronave será operada para a Amazon pela Hawaiian Airlines, que tem os A330 como elemento-chave da sua frota desde 2010.

As dez unidades estão a ser convertidas de aeronaves de passageiros para cargueiros pela Elbe Flugzeugwerke GmbH (EFW), o centro de excelência da Airbus Conversões de passageiro para cargueiro (P2F).

“Estamos entusiasmados em receber a Airbus na nossa frota da Amazon Air”, disse Philippe Karam, diretor da Amazon Global Air Fleet & Sourcing. “Esses A330-300 não serão apenas os primeiros do seu tipo na nossa frota, mas também serão as aeronaves mais novas e maiores da Amazon Air, permitindo que entreguemos mais pacotes aos clientes a cada voo.”

A Amazon Air transporta pacotes de clientes por distâncias maiores em prazos mais curtos para cumprir a sua promessa de entrega rápida e gratuita. Espera-se que a primeira das suas aeronaves A330-300P2F junte-se à frota da Amazon Air no final de 2023.

“A integração dos nossos cargueiros pela Amazon fala muito sobre o valor de mercado do A330 e a posição que os widebodies da Airbus estão a conquistar no mercado de carga”, disse Christian Scherer, diretor comercial da Airbus e chefe da Airbus International. Uma reputação em entregar os seus produtos à nossa porta com velocidade e consistência extraordinárias, e estamos muito orgulhosos de que as nossas aeronaves sejam confiáveis ​​para se tornarem um elo fundamental nessa notável cadeia logística.”

Com tecnologia Airbus avançada que inclui controles de voo fly-by-wire, o A330 oferece uma plataforma extremamente capaz para conversão de cargueiros. Desde a entrada em serviço do A330 em 1994, mais de 1.700 A330 foram encomendados, com mais de 1.500 entregues – fornecendo uma grande fonte de aeronaves para suportar conversões P2F por muitos anos.

Embora as aeronaves A330-200 e A330-300 sejam elegíveis para conversão, o A330-300P2F de fuselagem mais longa é particularmente adequado para transportadoras de serviço expresso, devido à sua alta capacidade de carga útil volumétrica com carga de menor densidade.

O programa de conversão do A330P2F, lançado em 2012, é uma colaboração entre a ST Aerospace, a Airbus e sua joint venture EFW.