Últimas Notícias:

Airbus atualiza kit do protótipo de combate a incêndios do A400M


A Airbus Defence and Space conduziu uma nova campanha de testes de voo do kit protótipo de combate a incêndios A400M Roll-on/Roll-off, lançando 20.000 litros de retardante e criando linhas de alta concentração com mais de 400 metros de comprimento.

Durante um período de duas semanas, o A400M realizou uma campanha de testes de solo e de voo no sudoeste e centro de Espanha, incluindo seis lançamentos, três dos quais utilizaram retardante e três utilizaram água.

“Testámos uma nova versão do kit, melhorando a eficiência de lançamento e reduzindo o tempo de descarga em mais de 30% em comparação com o ano passado, combinado com implantação rápida e fácil instalação na aeronave A400M”, disse Jean-Brice Dumont, Chefe do Departamento Militar. Sistemas Aéreos na Airbus Defence and Space.

“Continuamos a ser pioneiros em novas soluções e capacidades para a nossa frota A400M, neste caso protegendo populações e ambientes naturais contra incêndios.”

Este kit roll-on/roll-off não requer nenhuma modificação na aeronave e, portanto, é intercambiável com qualquer aeronave da frota A400M. A água ou retardante é armazenada num tanque no porão da aeronave e, através de uma alavanca mecânica, uma porta é aberta para permitir que o líquido saia da aeronave por gravidade através de um tubo de descarga. O projeto atual do protótipo é capaz de despejar 20 mil litros numa única descarga.

Os tanques podem ser cheios em menos de 10 minutos utilizando bombas padrão de alta pressão no solo.

O A400M é caracterizado pela sua capacidade de descolar e aterrar em pistas curtas e não pavimentadas e por uma ampla variedade de bases aéreas e aeródromos.

Durante a campanha, o 43º Esquadrão de Combate a Incêndios da Força Aérea Espanhola esteve envolvido como assessor técnico e garantindo que esta capacidade do A400M tenha valor operacional para qualquer operador potencial.

Em julho de 2022, a Airbus testou pela primeira vez um kit demonstrador removível de combate a incêndios no A400M. A empresa concluiu que o kit de combate a incêndios do A400M oferece capacidades adicionais não disponíveis no mercado graças à sua alta capacidade de lançamento, alta manobrabilidade com os mais recentes padrões de segurança, operação diurna e noturna e o potencial para converter qualquer A400M regular de qualquer frota num equipamento de combate a incêndios.