A EuroAtlantic Airways vai realizar no próximo dia 6 de setembro mais um voo entre Lisboa e Dili (capital de Timor-Leste). Para além do transporte de passageiros, o voo vai também levar perto de uma tonelada de vacinas para o combate à Covid-19, enviadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros português, assim como medicamentos e bens de primeira necessidade.
«Os nossos aparelhos e as nossas tripulações estão preparados para o transporte específico de vacinas, podendo os aviões da EAA recorrer a equipamento especial de frio específico, em caso de necessidade», declarou Eugénio Fernandes, CEO da EAA, citado pelo comunicado.
A operação de transporte das vacinas e outros produtos médicos decorrerá entre os dias 6 e 8 de setembro e prevê uma paragem técnica no Dubai, sendo efectuada por um Boeing 767-300ER, naquela que é a sexta operação entre Lisboa e Dili realizada pela EAA desde o arranque da pandemia.
A companhia refere que etes voos da EAA têm sido o principal elo de ligação de Timor-Leste com o Ocidente durante estes 16 meses. A ligação com aviões da EAA representa o único voo directo entre Lisboa e Dili.
«A EAA já repatriou muitos timorenses, incluindo dezenas de médicos que tinham terminado as suas especializações em Cuba, no Brasil e até na Coreia do Sul. Muitos desses timorenses não eram residentes em Portugal, mas em diversos países, como, por exemplo, Reino Unido, Irlanda, Holanda, Grécia, França, Espanha, Itália, EUA, Chile, Cuba e Brasil», finalizou a EuroAtlantic Airways.