As instalações da Airbus Atlantic Portugal foram inauguradas hoje pelo Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa. Localizada em Santo Tirso, a 30 km do Porto, a Airbus Atlantic Portugal já se encontra a funcionar. Atualmente, conta com 100 pessoas contratadas, prevendo-se chegar aos 150 colaboradores até ao final de 2022. A Airbus Atlantic prevê a criação de mais de 250 postos de trabalho altamente qualificados nos próximos anos e pretende ir ainda mais longe, para responder ao potencial de desenvolvimento da sua atividade em Portugal. Uma vez concluídas, as instalações terão 20.000 metros quadrados, incluindo 17.000 metros quadrados de oficinas.
A Airbus Atlantic Portugal vem contribuir para o objetivo da Airbus de fortalecer uma parceria frutífera com Portugal e desempenha um papel fundamental na estratégia de desenvolvimento gradual de competências sólidas e eficientes no fabrico de aeroestruturas, no norte do país. O fornecimento da Airbus, a partir de Portugal, ascende a mais de 65 milhões de euros por ano através de uma rede de mais de 35 fornecedores. O país é um dos principais contribuintes para todos os programas da Airbus, desde montagens de aeronaves comerciais a quadros elétricos de helicópteros, até ao fabrico e montagem de compósitos. Atualmente, os programas da Airbus geram cerca de 1.000 empregos no país e mais de 4.000 pessoas trabalham com os seus parceiros da cadeia de abastecimento. A Airbus contribui significativamente para o setor aeroespacial e de defesa do país e pretende continuar a crescer, à medida que a cadeia de fornecedores, de abastecimento e as atividades de engenharia e processos de contratação se desenvolvem.
“Estamos muito satisfeitos por dar mais um importante passo na nossa estratégia industrial, aqui em Portugal e sentimo-nos muito honrados por inaugurar as novas instalações na presença de Sua Excelência o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa. Não tenho dúvidas de que a Airbus Atlantic Portugal vai contribuir para o sucesso da nossa empresa e ajudará a enfrentar os desafios inerentes a uma indústria aeroespacial eficiente e sustentável.” afirma Cédric Gautier, CEO da Airbus Atlantic.
Santo Tirso foi a cidade escolhida graças ao ambiente empresarial saudável que Portugal oferece e pela sua proximidade estratégica a estruturas logísticas como o aeroporto do Porto e o Porto de Leixões, bem como pelo seu dinâmico ecossistema de inovação e empreendedorismo.
A Airbus Atlantic Portugal produz peças para as famílias Airbus A320 e A350: seções da fuselagem frontal, painéis e molduras para a porta de carga da família A320, assim como painéis para a fuselagem frontal da família A350. O objetivo é passar a produzir todos os componentes das seções 11, 12 e 13/14 da família A320, à medida que as instalações se desenvolvem para a construção desta família de aeronaves, completando a pegada industrial global da Airbus Atlantic.