A SATA Azores Airlines anunciou que vai assegurar mais de duas centenas de voos charter, até outubro 2021, para destinos como a Ilha do Porto Santo, o Arquipélago de Cabo Verde e a Ilha de Creta.
A companhia sublinha que, esta operação comercial não regular, é particularmente importante para a companhia aérea Azores Airlines, sobretudo numa altura em que, apesar da expetativa para o verão de 2021 ser mais positiva no que respeita à atividade regular das transportadoras SATA, não alcançará ainda níveis de atividade comparáveis aos de 2019.
A pandemia trouxe constrangimentos inimagináveis às companhias aéreas que, de um dia para o outro, viram a dinâmica das suas operações aéreas completamente alterada.
Foi, também, o caso na SATA Azores Airlines, cuja atividade foi interrompida durante os primeiros meses de pandemia e, mais tarde, fortemente condicionada pela retoma muito tímida do tráfego aéreo.
Mas se este contexto difícil é indesmentível, não será menos verdade que surgiram oportunidades, principalmente no transporte de carga e na realização de operações aéreas especiais, em que a SATA Azores Airlines soube aproveitar as oportunidades que surgiram e voltar a afirmar a sua presença no mercado.
Para além da operação charter, a companhia vai realizar um incremento de ligações para fazer face ao crescimento esperado da procura.
A Azores Airlines vai aumentar o número de ligações entre Lisboa e as ilhas do Faial e do Pico, com mais um voo semanal para cada destino, em comparação com o inicialmente previsto para o verão IATA.
“Entre 30 de julho e 03 de setembro, será oferecida mais uma ligação na rota Lisboa-Horta (Faial)-Lisboa, às sextas-feiras, perfazendo oito ligações diretas por semana e, entre 29 de julho e 02 de setembro, serão igualmente incrementados os voos entre Lisboa e a ilha do Pico, perfazendo a oferta de cinco ligações diretas, por semana”, lê-se no comunicado.
Já na SATA Air Açores, que efetua as ligações aéreas interilhas, está previsto um “reforço pontual da operação” em algumas rotas, no mês de junho.
Foram abertos novos voos entre Ponta Delgada (São Miguel) e Santa Maria, nos dias 09 e 13 de junho, e entre Ponta Delgada e Terceira, no dia 13 de junho.
Por outro lado, houve um incremento do número de lugares, através da troca de aeronaves, nas ligações entre Ponta Delgada e São Jorge, nos dias 06 e 13 de junho, e entre Ponta Delgada e Terceira, entre Terceira e São Jorge e entre Terceira e Graciosa, no dia 10 de junho.
O Dash Q400, que substitui nessas ligações o Dash Q200, tem cerca do dobro da lotação, com mais 43 lugares.
Eentre julho e agosto, estão previstas “cerca de 80 ligações semanais entre o arquipélago dos Açores e o exterior, com voos que se destinam às ‘gateways’ de Santa Maria, Terceira, Faial, Pico e Ponta Delgada” e 180 ligações semanais nos percursos interilhas.