A Air France divulgou hoje imagens do seu primeiro Airbus A220, que a companhia deverá receber no final de setembro.
De acordo com as previsões, a companhia vai receber o primeiro dos 60 Airbus A220-300 que encomendou para substituir a sua frota dos modelos Airbus A318 e A319.
O primeiro Airbus A220 projetado para a Air France saiu recentemente da oficina de pintura da Airbus em Mirabel, perto de Montreal. Ele ostenta as novas cores da Air France e, principalmente, apresenta o cavalo-marinho alado, o símbolo histórico da companhia aérea que personifica a sua rica história, na parte frontal da fuselagem. Por ser feito com materiais compostos mais leves, o Airbus A220 usa 20% menos combustível do que as aeronaves da geração anterior e possui uma pegada de ruído 34% reduzida.
Este novo modelo irá sesempenhar um papel decisivo na consecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Air France, incluindo uma redução de 50% nas emissões de CO2 em termos absolutos na rede doméstica de Paris-Orly e nas rotas inter-regionais até 2024, e uma redução de 50% em emissões de CO2 por passageiro/km até 2030.
Testes e treino da tripulação:
No seu comunicado, a Air France sublinha que a segurança de voo é fundamental na preparação da chegada do A220 e por conseguinte antes de chegar a Paris para transportar clientes da companhia, a aeronave passará por uma série de testes em solo e em voo.
Quando chegar, o A220 será operado durante um mês para treinar as tripulações da companhia aérea, algumas das quais iniciaram o chamado processo de “certificação do tipo” no verão passado. Como acontece com cada novo tipo de aeronave que entra na frota, a empresa criou dois grupos principais, um formado por pilotos e outro por tripulantes de cabine. Esses membros da tripulação já qualificados serão então responsáveis por treinar os seus colegas dentro da estrutura de programas internos validados pelas autoridades.
Em setembro passado, oito pilotos instrutores participaram de um curso de treino teórico e prático de 8 semanas no centro de treino da Airbus em Montreal. Eles estão atualmente a treinar os seus colegas – incluindo outros 28 instrutores que completam a equipa.
Cerca de 700 pilotos da Air France serão qualificados nesta aeronave. O mesmo sistema de grupo principal está a ser usado para as tripulações de cabine, com 14 comissários de bordo treinados em Zurique entre setembro e dezembro de 2020. Eles estão a finalizar os manuais de treino e o conteúdo que eles próprios serão responsáveis por fornecer a partir de setembro de 2021.
O grupo principal seleccionou e treinou um grupo de 37 comissários de bordo para concluir o treino prático de voo das tripulações de cabine assim que o A220 entrar em serviço.
Os Airbus A220 da Air France poderão transportar até 148 passageiros numa configuração de cabine de 3-2. Cada assento será equipado com portas USB tipo A e C e todos os passageiros terão acesso Wi-Fi nos seus dispositivos pessoais.