ALATAM anunciou que, a partir de setembro, iniciará um processo de renovação de 24 dos seus aviões Boeing 787, com um investimento total de 360 milões de dólares, atualizando completamente os interiores das cabinas com novos assentos, entretenimento a bordo e melhorias de design.
A renovação incluirá uma nova cabina Premium Business, com o novo assento Recaro R7 Suite (anteriormente conhecido como CL6720) da Recaro Aircraft Seating. Este modelo de assento foi projetado para oferecer mais privacidade, espaço pessoal e conforto aos passageiros. Pela primeira vez, irá incluir portas de privacidade, tornando a LATAM o primeiro grupo de companhias aéreas da América do Sul a oferecer este recurso.
As poltronas da Classe Económica serão totalmente renovadas com assentos de última geração, projetados de forma ergonómica para oferecer mais espaço e conforto. Além disso, os passageiros terão mais conforto nas poltronas Economy Plus, que oferecem mais espaço para as pernas, maior reclinação, apoio para os pés e espaço exclusivo para bagagem.
“Com um design que reflete a essência única do Grupo LATAM e atenção aos mínimos detalhes, as nossas novas cabinas foram criadas para oferecer uma experiência de viagem de classe mundial. Os novos assentos da Premium Business representam um salto significativo, combinando conforto, privacidade e elegância. Estas renovações posicionam a LATAM como líder no setor, proporcionando aos nossos passageiros um nível de conforto sem precedentes e uma experiência de voo exclusiva”, afirma Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do Grupo LATAM Airlines.
Os assentos, tanto na Premium Business como na Económica, serão estofados com até 70% de couro reciclado, um material já utilizado na maioria dos aviões narrow-body (aviões de corredor único) do Grupo LATAM. Esse estofamento permite uma redução de 87% na quantidade de água utilizada na produção do material em comparação com a quantidade necessária para o couro comum. Além disso, este material evitou, até à data, que 21 toneladas de resíduos fossem enviadas para aterros, de acordo com dados do fabricante Gen Phoenix.
Os passageiros da classe económica poderão ligar-se ao entretenimento a bordo através de Bluetooth e desfrutar da maior biblioteca de conteúdos da região, incluindo mais de 240 filmes, 740 episódios de programas de televisão, 1500 faixas de música e conteúdos exclusivos da Max, Paramount+ e Disney+, que podem ser visualizados nos novos ecrãs tácteis de alta definição de 12 polegadas.
Adicionalmente, estes aviões contarão com o mapa interativo 3D Arc™ da Panasonic, fornecendo informações detalhadas sobre os destinos a partir do ar, permitindo aos passageiros descobrir pontos de referência icónicos em várias cidades.
“A estreita colaboração com a LATAM resultou num assento verdadeiramente único para os seus passageiros da Classe Executiva”, afirma o Dr. Mark Hiller, CEO da RECARO Aircraft Seating e da RECARO Holding. “O modelo R7 oferece conforto premium, eleva a privacidade a um novo patamar e irá destacar a frota no mercado sul-americano”.
Dos 24 aviões a serem adaptados, 10 são Boeing 787-8 – exclusivamente para o mercado doméstico chileno – e 14 são Boeing 787-9, que operam no Chile, Brasil e Peru. Os primeiros aviões a serem adaptados serão os Boeing 787-8, que iniciarão os voos comerciais a 1 de março de 2025.
Todo o processo de renovação dos 24 aviões será efetuado nas bases de manutenção de São Carlos, no Brasil, e de Santiago, no Chile. Prevê-se que a instalação esteja concluída em meados de 2026, uma vez que cada adaptação demora entre 1 a 3 meses, dependendo das atualizações.