Últimas Notícias:
×

Air Force One em Luanda para transporte do Presidente dos Estados Unidos


 

Aterrou esta segunda-feira, 2 de novembro, no Aeroporto Internacional Luanda Quatro de Fevereiro o Air Force One para transportar o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Esta é a sua primeira visita oficial a um país africano do seu mandato, Biden torna-se no primeiro chefe de Estado norte-americano a visitar oficialmente Angola.

O momento da aproximação da aeronave ao aeroporto foi capturado pela objetiva do Spotter Tony Mangueira Fernandes.

Um dos objectivos do Presidente João Lourenço, em relação à parceria com os Estados Unidos da América, passa pela atracção de mais investimentos da maior potência mundial a Angola, que não sejam direcionados, apenas, na indústria de petróleo e gás, tal como avançou à entrevista concedida ao The New York Times, mas, também, em várias outras áreas da economia nacional.

Um dos pontos de destaque desta visita de Biden recai sobre o Corredor do Lobito, que conta com um forte financiamento dos Estados Unidos da América.

O Air Force One é um Boeing VC-25, uma versão militar do Boeing 747, adaptado para servir de transporte do presidente dos Estados Unidos, e operado pela Força Aérea dos Estados Unidos como o Air Force One, que na verdade é o callsign de qualquer aeronave da força aérea americana que transporte o presidente. Com apenas dois modelos em serviço, sendo ambos um Boeing 747-200B altamente modificados e designados com VC-25A, com tail numbers 28000 e 29000, o avião entrou em serviço com George H. W. Bush em 1990.

Popularmente, é referido como Força Aérea Um, ainda que tecnicamente isso só se aplique quando o presidente está a bordo, aplicável também a qualquer aeronave da Força Aérea dos Estados Unidos que esteja a transportar o Presidente.

O atual modelo do VC-25 é uma versão altamente modificada do Boeing 747-200B. Conta com várias medidas defensivas, blindagem e um avançado sistema de comunicação, que permite ao presidente comandar o país abordo da aeronave de forma segura. Segundo a força aérea dos Estados Unidos, o custo de voo por hora do VC-25A, em 2014, era de US$ 210,877 dólares.