
A Air Canada iniciou no passado dia 4 de junho a sua rota entre Montreal, no Canadá e a cidade do Porto.
A nova operação sazonal estava programada para ser operada quatro vezes por semana em Boeing 737-8 MAX.
Devido a uma alteração de frota, a Air Canada anunciou que iria integrar toda a frota de Boeing 737 Max 8 na sua companhia Rouge, consequentemente, o modelo que iria operar esta nova rota, teria que ser alterado.
Assim sendo a companhia vai voar 3 vezes por semana em Airbus A330-300, com capacidade para 285 passageiros.
Os voos serão operados às segundas, quartas-feiras e sábados.
A Air Canadá refere que esta operação não só representa uma ligação direta a uma das cidades mais dinâmicas do Canadá, como abre a porta a múltiplas conexões no continente americano através da rede global da companhia.
Na cerimónia de inauguração da rota, estiveram presentes Rémi Maumon de Longevialle (CEO da VINCI Airports), Thierry Ligonnière (CEO da ANA – Aeroportos de Portugal, SA | VINCI Airports), Karen Strougo (CCO) e Rui Alves (Diretor do Aeroporto do Porto).
Quando esta rota foi anunciada, o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, afirmou que o lançamento da nova rota “é o resultado de um trabalho que visa continuar a diversificar os mercados emissores de turistas para Portugal, ao mesmo tempo que se reforça a aposta na desconcentração dos atrativos turísticos no nosso território, de acordo com a visão de ter turistas em todo o território, durante todo o ano”.
E que “a nova ligação surge do trabalho colaborativo entre o Turismo de Portugal, a ANA Aeroportos, Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Air Canada”.
“A consolidação destas operações entre os dois países reforça a diversificação de operações aeroportuárias e desencadeia novas oportunidades comerciais com origem no mercado canadiano, onde a Air Canada tem sido um dos parceiros de referência”.

