Últimas Notícias:

Aeroitalia a nova companhia de Germán Efromovich


Chama-se Aeroitalia, soa a Alitalia e, assim como a antiga companhia aérea nacional, tem um “A” tricolor na cauda.

É a quarta companhia aérea com certificado italiano – mas com capital estrangeiro – e pretende chegar a 25 aeronaves no final do próximo ano entre Boeing 737 e Boeing 787.

À frente da nova companhia está o CEO Gaetano Intrieri, consultor técnico do ex-ministro dos Transportes Danilo Toninelli. O capital oficial é de 5 milhões de euros (pagos 3 milhões por enquanto) – é colocado por Marc Bourgade, ex-banqueiro parisiense residente no Dubai, e German Efromovich, ex-presidente da empresa colombiana Avianca, que em 2019 tinha a Alitalia na mira e depois de ter falhado a compra da TAP Air Portugal.

No final do ano, afirma a empresa, o financiamento deve subir para 80 milhões. “O objetivo é fechar 2022 já em equilíbrio, senão com um superávit financeiro”, explica em entrevista ao Corriere l’ad Intrieri. E antecipa que o código de identificação provisório IATA seja «AX».

Atualmente, a frota conta com 6 aeronaves B737-800 e serão incorporados brevemente Boeing B787 para viagens de longo curso.

De acordo com as informações, para a concretização deste projecto, foram fundamentais o apoio do sócio investidor francês Marc Bourgarde que viu um excelente potencial em Itália, a Boeing para suporte técnico e o Presidente da Câmara de Fiumicino”.

O anúncio da Aeroitalia, interessada em voar para Puglia e Foggia, despertou curiosidade e até alguma perplexidade. O primeiro a ter dúvidas foi o comitê Vola Gino Lisa, que havia constatado que a empresa não dispunha de uma aeronave com características adequadas no aeroporto de Foggia.

A Aeroitalia obteve o chamado COA (Certificado de Operador Aéreo no ‘tempo recorde’ de quatro meses e numa primeira fase irá operar com voos charter, com previsão de estar a voar no próximo ano para a América Latina.