Últimas Notícias:
×

A321XLR de testes da Airbus é o primeiro A321XLR da Riyadh Air


O Spotter Tobi Gudat fotografou no centro de montagem da Airbus, em Hamburgo, o primeiro Airbus A321XLR para a Riyadh Air.

A Riyadh Air, é a nova companhia aérea nacional da Arábia Saudita, com sede no Aeroporto Internacional King Khalid de Riyadh, que se está a preparar para iniciar as suas operações comerciais no final deste ano. Com sede em Riade e apoiada pelo Fundo de Investimento Público (PIF), a companhia tem como objetivo ligar a capital saudita a mais de 100 destinos globais até 2030, alinhando-se à Visão 2030 do país para diversificar a economia e impulsionar o turismo.

A aeronave em questão tem o número de série 11058 e matricula de testes F-WWBZ:

Neste momento a Riyadh Air tem pedidos 60 Airbus A321neo e 72 Boeing 787-9 Dreamliners.

A companhia está a investir numa experiência premium para os passageiros. As cabines dos Boeing 787-9 incluem suítes “Business Elite” com camas totalmente reclináveis, portas deslizantes para maior privacidade e sistemas de áudio avançados. Além disso, a Riyadh Air está a avaliar a introdução de cabines de primeira classe em aeronaves de longo alcance, como o Airbus A350 ou o Boeing 777X.

O CEO da companhia aérea é Tony Douglas. Foi CEO da Etihad Airways entre 2018 e 2022, onde implementou um programa de reestruturação que melhorou o desempenho operacional da companhia em 34% em dois anos. A sua carreira também inclui cargos de liderança na Abu Dhabi Airports Company, Abu Dhabi Sea Ports, Laing O’Rourke, BAA, Kenwood Group, BAE Systems e no Ministério da Defesa do Reino Unido

A intenção é fazer com que a companhia aérea e o Aeroporto de Riyadh cresçam para tornarem-se grandes players no Médio Oriente, competindo com rivais como Emirates, Etihad, Qatar Airways e Turkish Airlines, e os seus respetivos hubs.