
No dia 21 de outubro, a Transavia vai celebrar o seu 60º aniversário e para assinalar a data a companhia vai receber um Airbus A321neo com uma pintura retro.
O futuro PH-YHD foi visto na fábrica da Airbus em Hamburgo, já totalmente montado, faltando apenas a instalação dos motores.
#A321neo #Transavia Retro
PH-YHD @frankfol pic.twitter.com/9VeDjUNxWc— Tobi (@Tobias_Gudat) April 7, 2025
A pintura especial da aeronave é inspirada na identidade corporativa desenhada pelo designer holandês Thijs Postma em 1966.
#A321neo @Transavia Retro PH-YHD @frankfol @PimV @MennoSwart
Transavia is celebrating its 60th anniversary and to mark the aircarft , one of its next aircraft will be retro
MSN12652 pic.twitter.com/ohYTghdkKf— Tobi (@Tobias_Gudat) April 7, 2025
A Transavia foi fundada no final de 1965, sob o nome Transavia Limburg NV por um belga e um investidor privado escocês. A 14 de novembro de 1966, foi concedida a licença para operar voos charter do Aeroporto Amsterdam Schiphol.
A 16 de novembro de 1966, o primeiro voo comercial teve lugar sob o novo nome da Transavia Holland. Em 1991 a companhia celebrou o seu 25º aniversário, e passou a ser subsidiária da KLM.
Em dezembro de 2004, a companhia aérea deixa de operar com os nomes Transavia Airlines e Air Basiq, e fundiu esses nomes para a nova marca transavia.com. O motivo foi que o site tornou-se tão importante para a empresa que queria colocar isso na expressão de nome. Em 2015 o seu nome passa de transavia.com para Transavia.
A base principal da companhia está localizada no Aeroporto Internacional de Amsterdão Schiphol, enquanto o seu outro centro de operação é o Aeroporto de Roterdão.
Nos próximos meses será também lançada uma miniatura è escala 1:200 que poderá encontrar AQUI

