Últimas Notícias:

A320 CS-TKK regressou à frota da SATA Azores Airlines


 

O Airbus A320 CS-TKK “Unique” voltou a entrar na operação da SATA Azores Airlines.

A aeronave chegou esta quarta-feira, 5 de julho, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa depois de estar desde o dia 7 de novembro de 2022 no Aeroporto de Shannon, na Irlanda.

A aeronave passou por trabalhos de manutenção e chegou a pensar-se que iria entrar no processo de phase-out antecipadamente, uma vez que o seu leasing foi renovado até 2024 devido ao aumento de operação da companhia.

De referir que todos os 3 modelos A320 ceo da companhia vão entrar em processo de phase-out, para ser iniciado o processo de phase-in de dois A320neo, para servir as rotas para o Pico e Faial.

O primeiro A320neo, de acordo com as informações, já se encontra na linha de montagem nas instalações da Airbus em Toulouse.

A aeronave irá realizar os voos de teste com a matrícula F-WWIA.

Este é um processo normal de qualquer companhia aérea por forma a ter a frota mais eficiente e económica possível:

CS-TKP – 20 anos

CS-TKK – 18 anos

CS-TKQ – 18 anos

Na totalidade a companhia, a partir de 2024, ficará com uma frota composta por 7 modelos da família A320neo: 2 A320neo, 2 A321neo (CS-TSG, CS-TSF) e 3 A321LR (CS-TSI, CS-TSH, CS-TSJ).

O negócio deverá ser fechado com o lessor parceiro Air Lease Corporation.

O A320neo e os modelos derivados fazem parte da família de aviões de corredor único mais vendida no mundo. A variante A320neo foi a primeira a voar e entrar em serviço. Com um peso máximo de decolagem de 79 toneladas, possui capacidade para 165 passageiros numa configuração comum de duas classes, com um alcance de 6 850 quilómetros.

Segundo a Airbus, esta variante possui uma economia de combustível de 16% por assento e um custo operacional 25% menor, em comparação com as versões anteriores.