A Air Greenland realizou no passado dia 11 de março o phase-out do seu único Airbus A330-200, registado como OY-GRN e batizado como Norsaq.
A aeronave com o número de série 230 tinha cerca de 25 anos de serviço, tendo voado anteriormente para a Sabena.
Durante o voo entre Copenhaga e o Marana Regional Airport, nos EUA, a aeronave sobrevoou Nuuk, capital da Groenlândia, com um voo a baixa altitude e com o tradicional “adeus da aviação, conforme é possível ver no filme abaixo.
De referir que a Air Greenland recebeu recentemente o seu Airbus A330-800, tornando-se a mais recente operadora do tipo.
O A330neo da companhia, com a matrícula OY-GKN, pode transportar até 305 passageiros, 42 em classe Premium e 263 em classe económica.
A Air Greenland vai operar com o A330neo entre a Gronelândia e a Dinamarca, adicionando rotas norte-americanas e europeias posteriormente.
Atualmente a frota da companhia é composta por 14 aeronaves de diferentes tipos.
O A330neo apresenta a cabine Airspace, proporcionando aos passageiros um alto nível de conforto, ambiente e design. Isto significa que oferece mais espaço pessoal, compartimentos superiores maiores, um novo sistema de iluminação e a capacidade de oferecer os mais recentes sistemas de entretenimento a bordo e conectividade total. Assim como todas as aeronaves Airbus, o A330neo também possui um sistema de ar de cabine de última geração, garantindo um ambiente limpo e seguro durante o voo.
O A330neo é a versão de nova geração do popular widebody A330. Incorporando a última geração de motores Rolls-Royce Trent 7000, novas asas e uma série de inovações aerodinâmicas, a aeronave oferece uma redução de 25% no consumo de combustível e nas emissões de CO 2 .
O A330-800 é capaz de voar 8 150 milhas náuticas / 15 094 km sem escalas. No final de outubro, a Família A330 registava um total de mais de 1.700 pedidos firmes, dos quais 275 são A330neos de 24 clientes.