Últimas Notícias:

Incêndio: SATA realiza voo para transporte de doentes entre Ponta Delgada e o Funchal


 

Na sequência do incêndio que decorreu no Hospital Divino Espiro Santo, em Ponta Delgada, no dia 4 de maio, a companhia operou um voo especial por forma a transportar doentes para o Funchal.

O SP6160 foi operado pelo Dash Q400 CS-TRD.

De recordar que o Governo dos Açores declarou este domingo a situação de calamidade pública devido ao incêndio no Hospital de Ponta Delgada para “acelerar procedimentos” que permitam “normalizar” num “curto espaço de tempo”, a atividade da maior unidade de saúde açoriana.

O Governo Regional justifica a medida com o objetivo de “agilizar e acelerar procedimentos, nomeadamente de contratação pública, que permitam ao HDES, normalizar, no mais curto espaço de tempo, a sua atividade”.

Este domingo, em declarações à agência Lusa a secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, disse que o Hospital de Ponta Delgada já foi alvo de duas vistorias, mas ainda não há previsão para retomar o normal funcionamento na maior unidade de saúde açoriana.

O incêndio no hospital obrigou à transferência de todos os doentes internados.

Na altura do incêndio estavam no Hospital de Ponta Delgada “333 doentes no Hospital” e foi necessário proceder “à transferência de 240 doentes”, segundo a titular da pasta da Saúde nos Açores.

Os doentes críticos e graves foram transferidos para o hospital da CUF, na cidade de Lagoa, e os restantes para centros de saúde.

Além disso, foram transferidos para o Hospital da Horta, na ilha do Faial, 30 utentes que fazem hemodiálise e 26 utentes para o Hospital do Santo Espírito, na ilha Terceira.