A Iberia celebrou, no passado dia 1 de maio, 85 anos de voos ininterruptos entre Madrid e Lisboa e quis festejar com os seus clientes com surpresas a bordo. Os viajantes que se dirigiam para a capital portuguesa desfrutaram a bordo de deliciosas bolachas personalizadas para a ocasião e, para os que regressavam a Madrid, de um bolo de aniversário durante o embarque.
85 anos a voar para Lisboa
A inauguração dos voos para o país vizinho marcou a abertura da primeira rota internacional da Iberia. No dia 1 de maio de 1939, um avião Junkers Ju-52 descolou pela primeira vez de Madrid para Lisboa com 17 passageiros a bordo.
Desde então, a experiência de voar mudou muito. Para viajar para Lisboa, a companhia oferece até seis voos directos por dia, operados por aviões Airbus A320neo, com capacidade para 186 passageiros.
É o modelo mais avançado em termos tecnológicos e de eficiência da frota de curto e médio curso da companhia aérea. Equipado com motores CFM Leap-1A, o A320neo é 50% mais silencioso do que os seus antecessores, consome entre 15 e 20% menos combustível e, por conseguinte, reduz as emissões de CO2 e também 50% menos NOx.
Cinco destinos em Portugal
O Grupo Iberia voa para cinco cidades de Portugal, o segundo país europeu com mais destinos com voos directos a partir de Espanha: Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada. Concretamente, oferece até seis voos diários para Lisboa, quatro diários para o Porto, três frequências semanais para o Funchal e outras três para Ponta Delgada, nos Açores. Além disso, em junho, os voos directos para Faro, capital do Algarve, serão retomados para mais um verão, atingindo até quatro voos directos por semana em agosto.
Para esta época estival, a Iberia colocou à venda mais de 530.000 lugares entre os dois países.