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Tráfego aéreo sob a responsabilidade de Portugal cresce pelo 26º mês consecutivo


 

A NAV Portugal em comunicado indicou que o tráfego aéreo sob a responsabilidade de Portugal cresceu pelo 26º mês consecutivo, sendo evidente a sustentabilidade da recuperação do tráfego aéreo a nível global.

Se excetuarmos os meses de junho e julho do ano passado, onde a quebra verificada foi respetivamente de 5,4 e de 6,2% face aos mesmos meses de 2019, ano de referência para a aviação, a trajetória de crescimento ocorre desde março de 2021.

Em abril de 2023 o tráfego IFR (Instruments Flight Rules) na Região de Informação de Voo (RIV) de Lisboa totalizou 55.895 movimentos, representando um ligeiro aumento de 0,4% face aos 55.680 voos registados no mês de abril de 2019 e um acréscimo de 5,4% face a abril de 2022.

Em termos médios, neste mês foram controlados 1.863 voos IFR diários, registando-se um ganho de 7 voos diários face a abril de 2019.

Por seu turno, na RIV de Santa Maria o tráfego IFR em abril de 2023 ascendeu a 14.113 movimentos, traduzindo-se num acréscimo de 3,6% face aos 13.625 voos controlados no mesmo mês, mas em 2019, e um crescimento de 10% face a abril de 2022.

Em termos médios foram controlados este mês 470 voos IFR por dia, tendo-se registado um ganho de 16 voos diários face a abril de 2019.

Na RIV de Lisboa, no acumulado até abril de 2023 comparativamente com o tráfego acumulado de 2019 verifica-se um aumento de 3.167 voos IFR, ou seja, uma evolução de mais 1,6%. Em comparação com 2022 o acréscimo ascende a 17,5%.

Já na RIV de Santa Maria, no tráfego acumulado até abril de 2023 comparativamente com o mesmo período em 2019 o ganho é de 2.485 voos IFR, ou seja mais 4,9%.

Comparativamente com os primeiros quatro meses de 2022 a subida é de 13,4%. Após a diminuição abrupta do tráfego aéreo durante 2020 devido ao impacto da pandemia
COVID-19, os anos seguintes mostram um aumento constante do tráfego.

No final de 2022 a taxa geral de recuperação anual atingiu 92,9% (RIVLIS) e 95,2% (RIVSMA) dos níveis prépandémicos do tráfego IFR.

Apesar do pico da variante “Omicron” no início do ano de 2022 e da invasão da Ucrânia a 24 de fevereiro, que continuam a ter enormes impactos socioeconómicos em todos os
aspetos da economia Europeia, incluindo a aviação, a taxa de recuperação do tráfego estabilizou para níveis mensais semelhantes aos de 2019 a partir de abril/maio de 2022.

No total, em 2022, foram controlados pela NAV Portugal, 652.599 voos na RIV de Lisboa e 160.256 voos na RIV de Santa Maria, totalizando 812.855 voos TOTAIS (IFR mais VFR), valor que representa um decréscimo de 5,0% relativamente a 2019 e um aumento de 67,8% face a 2021.

Em média foram controlados diariamente 2.227 voos no total das duas Regiões de Informação de Voo sob responsabilidade Portuguesa e geridas pela NAV Portugal.