
A Azul anunciou que as suas novas tecnologias permitem a mudança de rota do avião no ar para economizar combustível e evitar turbulência.
A companhia indica que sempre teve a preocupação de aperfeiçoar cada vez mais os suas aterragens e descolagens. E as iniciativas da companhia para isso envolvem mais do que a garantia de pontualidade e segurança.
Apoiada na expertise das suas equipas de Malha e do Centro de Controle de Operações (CCO) e também com o aval do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a companhia procura encurtar os trajetos de subida e descida das suas rotas mais frequentes, para deixar cada voo ainda mais rápido, eficiente e económico.
A Azul sublinha que só com esta alteração economizou 15,6 milhões de litros de combustível – o equivalente a dois anos da ponte aérea Rio-São Paulo, por exemplo.
A partir de agora, graças a uma tecnologia desenvolvida por um parceiro especializado da companhia estes encurtamentos de rota poderão ser feitos também ao longo do percurso do voo, e de forma mais dinâmica, com a aeronave no ar, sem qualquer risco para a segurança dos passageiros e da Tripulação.
Trata-se de um software, adaptado a um tablet, que funciona como os aplicativos de avaliação do trânsito nas ruas. E que, com base em obstáculos e pontos de congestionamento reportados pelo caminho, avaliam e redefinem o melhor caminho para o motorista. No caso dos voos, o histórico das aeronaves que voam pelo mesmo percurso em outros horários é que servirá de guia para os pilotos da vez definirem um novo trajeto – dentro das possibilidades e permissões do DECEA — a fim de encurtar a chegada ao destino e, portanto, reduzir o consumo de combustível.
De acordo com Daniel Tkacz, vice-presidente Operacional da Azul, a novidade, que já está em funcionamento, será mais um grande apoio às operações, porque permitirá ajustes em tempo real no planejamento dos voos e, portanto, deve gerar uma economia de quase R$ 29 milhões para a companhia neste ano. Além disso, o executivo adianta que há outra ferramenta que está em estudo, com funcionamento similar a essa de encurtamento, mas para desviar de turbulências com base em outras aeronaves que passaram pela região. “Essa outra novidade vai permitir que o voo seguinte consiga identificar, antes mesmo de decolar, o melhor trajeto para desviar da corrente de ar e seguir viagem tranquilamente. Bom para a companhia e melhor ainda para o conforto dos nossos Clientes”, comemora.

