
A Indra anunciou que assinou um contrato com a Kongsberg Defence & Aerospace AS para o fornecimento de sistemas de comunicação e torre para sete novos aeroportos que serão operados a partir do Centro de Torre Remota da Avinor em Bodø, na Noruega
A Indra sublinha que tem vindo a desempenhar um papel fundamental na ampliação do Centro de Torres Remotas (RTC) de Bodø. O centro gere atualmente 11 aeroportos regionais, número que irá aumentar para 15 em março deste ano, com a conclusão da primeira fase do programa de torres remotas da Avinor e, posteriormente, serão adicionados sete aeroportos. O contrato inclui ainda a instalação da solução no novo aeroporto de Bodø, que se encontra em construção.
O RTC da Avinor tem 16 postos de trabalho, pelo que a expansão do projeto envolve a implementação de múltiplas operações remotas de torres, permitindo que cada operador possa controlar até três aeroportos a partir do mesmo posto de trabalho. Para tal, será utilizado o sistema de controlo de tráfego aéreo InNOVA da Indra, que fornece uma interface única e integrada com todas as funções necessárias para a gestão do tráfego aéreo e controlo aeroportuário. A solução inclui a visualização da situação do tráfego aéreo, faixas de voo eletrónicas e informações meteorológicas, assim como um supervisor que será responsável pelo planeamento e atribuição dos aeroportos aos vários postos de trabalho, garantindo um funcionamento mais eficiente.
As operações de torres remotas Múltiplas foram desenvolvidas e validadas pela Avinor e pela Indra em 2019, como parte do projeto PJ05 SESAR Remote Tower da União Europeia. A Avinor será um dos primeiros prestadores de serviços de navegação aérea do mundo a operar nesta modalidade remota. A Indra fornece ainda o sistema de controlo de comunicações por voz GAREX, que a Avinor utiliza para garantir uma comunicação fiável entre pilotos e o pessoal de terra.
A adoção de torres remotas e digitais, que permite que permite gerir os aeroportos a partir de um centro de controlo digital, está a transformar rapidamente a indústria de gestão do tráfego aéreo. A Avinor está na vanguarda da aplicação desta tecnologia inovadora e, dado o grande número de aeroportos de baixo tráfego na Noruega, o RTC está a gerar benefícios operacionais significativos, uma vez que a solução permite horários de funcionamento mais flexíveis, reduzindo custos associados às torres físicas e sistemas herdados.

