
A TAP apresentou esta sexta-feira os resultados do segundo trimestre e primeiro semestre de 2021.
Poderá ter acesso ao Comunicado de divulgação de resultados da TAP AQUI
Embora a atividade da Companhia esteja ainda abaixo dos níveis pré-pandemia, em linha com toda a indústria do transporte aéreo a nível global, a TAP evidencia no segundo trimestre do ano, findo em 30 de junho, sinais positivos de recuperação da sua atividade.
No segundo trimestre de 2021, a TAP transportou 928 mil passageiros, mais 136% do que no trimestre anterior. O número de voos também aumentou mais de 100 por cento face ao primeiro trimestre, atingindo um total de 12 546 partidas.
Nos indicadores mais usados na indústria do transporte aéreo, a TAP aumentou em 124% o ASK (Available Seat/Km, ou lugares oferecidos por km voado) e em 116% o RPK (Revenue Per Km, ou receita por km voado).
As receitas totais do trimestre ascenderam aos 233 milhões de euros, mais 83 milhões que no trimestre anterior.
No segundo trimestre, a TAP continuou a execução do Plano de transformação da Companhia, com redução da frota (com saída de aviões mais velhos) e redução dos custos operacionais. Entre estes, destaca-se o decréscimo nos custos com pessoal (-30,4%) com 722 colaboradores a deixarem a empresa entre abril e junho de 2021.
A TAP obteve um resultado líquido negativo de -128 milhões de euros no segundo trimestre, o que evidencia uma melhoria de 65 por cento face ao primeiro trimestre do ano.
A TAP SA reduziu, no primeiro semestre deste ano, os prejuízos, para 493,1 milhões de euros, uma recuperação de 15,3%, ou 88 milhões de euros, face aos resultados negativos de 582 milhões de euros do período homólogo.

