Hoje, 30 de julho, a TAP despediu-se do seu Airbus A330-223 com o registo CS-TOI.
O avião realizou o seu último voo TP9757 entre Lisboa e Enschede onde será desmantelado nas próximas semanas.
Esta aeronave iniciou os seus voo em 1997, ao serviço da Airbus, tendo sido utilizado como segundo avião de testes daquele que viria a ser um dos melhores widebodies de sempre.
O CS-TOI realizou o seu último voo comercial , ontem 29 de julho, entre Luanda e Lisboa.
Recentemente a empresa holandesa AELS – Aircraft End-of-Life Solutions anunciou que chegou a acordo para a compra do Airbus A330-200, CS-TOI, ainda ao serviço da TAP.
O A330 esteve ao serviço da companhia portuguesa desde 2007, depois de ter estado oito anos ao serviço da Austrian Airlines.
O primeiro voo da aeronave foi realizado em dezembro de 1997, tendo sido o segundo protótipo da gama A330-200 e realizado os voos de testes e de ensaio ao serviço da Airbus durante cerca de 18 meses.
A AELS já anunciou no seu site a aquisição do modelo e o inicio da comercialização de peças. Poderá visitar o site em: (www.A330stock.com).
A empresa indica que conta começar a desmontagem em agosto e iniciar posteriormente a venda das peças.
A AELS está no mercado desde há 22 anos e está certificada pela AFRA (Aircraft Fleet Recycling Association) para o desmantelamento e comercialização de peças usadas de aviões.
Delivery date | Airline | Registration | Remark | |
04/12/1997 | Airbus Industrie | F-WWKJ | Proto 330-200 #2 | |
25/05/1999 | Austrian Airlines | OE-LAN | Named Arlberg | |
12/07/2007 | TAP Air Portugal | CS-TOI | Named Damião de Góis |