
A TAAG – Linhas Aéreas de Angola recebeu esta quinta-feira, 30 de janeiro, no Aeroporto António Agostinho Neto, o seu primeiro Boeing 787-9 Dreamline.
O primeiro Boeing 787-9 para a companhia, tem a matrícula D2-TEQ, número de série 66877, e foi batizado “NAMIBE”.
Antes da aterragem a aeronave realizou o tradicional low pass sobre a pita, tendo depois sido recebido com o também tradicional canhão de água.
A chegada desta aeronave enquadra-se no plano estratégico 2024-2029 e no programa de expansão e modernização da frota.
A companhia encomendou quatro Boeing 787 Dreamliner, para operar as rotas de longo curso.
A entrega da primeira aeronave estava prevista para agosto deste 2024, o que não se confirmou, e esta aquisição concretiza a implementação do Plano de Negócio e modernização da frota, que, como é público, passou nos últimos anos pela integração de novos aviões DHC Dash 8-400 e Airbus A220-300.
Segundo a TAAG, o Boeing 787 Dreamliner destaca-se pelo seu elevado nível de conforto, tecnologia e design interior apelativo e do ponto de vista operacional pela economia de combustível e sustentabilidade ambiental, com uma redução de 25% nas emissões de CO2 face à anterior geração.
O processo de negociação entre o Conselho de Administração da TAAG e o fabricante foi exaustivo, lembra a companhia aérea angolana.

