A subsidiária low cost da Turkish Airlines, AnadoluJet, vai passar a chamar-se AJet Air Transportation Inc., com início de voos previsto para março de 2024.
Esta sexta-feira, 24 de novembro, foi apresentada a primeira aeronave com o novo nome da companhia.
Para a apresentação, foi utilizado o primeiro Airbus A321neo da companhia, com matrícula TC-LTS, já com a pintura branca com detalhes em azul metálico. “Acreditamos plenamente que a AJet, com o seu novo nome, tornar-se-á numa parte importante da indústria da aviação de baixo custo à escala global”, disse Ahmet Bolat, presidente da Turkish Airlines.
O presidente da Turkish Airlines vê isto como um passo estratégico em direção aos seus objetivos de longo prazo. A AJet irá operar a partir do Aeroporto Sabiha Gokcen, em Istambul, e do Aeroporto Esenboga, em Ancara, com foco em serviços de classe económica para oferecer preços de bilhetes acessíveis.
A título de curiosidade, a AJet, conhecida como AnadoluJet até recentemente, é uma marca da Turkish Airlines que opera como uma companhia aérea regional de baixo custo. Opera voos domésticos, bem como voos para o Norte de Chipre, Europa Ocidental e Ásia Ocidental.
A marca foi criada em 23 de abril de 2008 pela Turkish Airlines. Em março de 2020, a marca foi reconfigurada para ser aplicada a toda a rede de rotas internacionais da Turkish Airlines operando a partir do Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen de Istambul, composta por mais de 20 rotas.
Em fevereiro de 2023, a Turkish Airlines confirmou os planos para transformar a AnadoluJet numa companhia aérea independente com o nome AJet Hava Taşımacılığı Anonim Şirketi (Inglês: AJet Air Transportation Joint Stock Company). Apesar dos planos iniciais marca continuará a ser 100% subsidiária da Turkish Airlines.