Últimas Notícias:

Ryanair deverá operar mais de 520 voos por semana de/para Faro este verão


 

A Ryanair está a celebrar 20 anos de operações em Faro com o anúncio do maior número de voos de sempre de e para o Algarve, com 47 rotas, incluindo oito novas, e mais de 520 voos por semana.

Numa conferência de impressa, Daniel Alexandre do Adro, vice-presidente da Associação de Turismo do Algarve (ATA) destacou que a Ryanair estreou-se em Portugal com uma ligação entre Faro e Dublin, na Irlanda, rota que agora tem uma frequência semanal de 56 voos.

Segundo Daniel Alexandre do Adro, ao longo dos últimos 20 anos, houve uma alteração da dinâmica em relação ao turismo no Algarve, não só devido ao aumento do número de turistas, como à perceção do valor do destino, tendo havido também uma mudança no modelo de crescimento da região.

Para o responsável, de certa forma, a Ryanair – atualmente a maior companhia aérea a operar em Faro -, “transformou o Algarve”, apesar de turismo ser muito dinâmico e “transformar-se a si próprio”, contudo, sem acessibilidade à região faltaria sempre um ponto de partida, considerou.

“Houve mais companhias aéreas olhar para nós, como a easyJet e outras. É um efeito de arrasto, quando já temos alguém a apostar na região, depois é mais fácil trazer mais”, sublinhou, lembrando que a companhia aumentou a presença do Algarve nos mercados tradicionais, mas também noutros.

“Temos novos destinos onde não há mais nenhuma companhia a voar sem ser a Ryanair”, referiu ainda o mesmo vice-presidente da associação, responsável pela promoção turística do Algarve, salientando que a operação da companhia de baixo custo em Faro tem ajudado a diversificar o público que viaja para o Algarve.

A Ryanair tem, atualmente, 47 rotas a partir de Faro, oito das quais novas, e 10 aviões ali baseados, sendo que este ano a companhia espera deverá alcançar um total de 3,5 milhões de passageiros no aeroporto de Faro.

De acordo com a diretora da Ryanair para Portugal e Espanha, Elena Cabrera, há um aumento de 20% na capacidade nas rotas da companhia no aeroporto de Faro relativamente ao ano passado, sendo expectável, em toda a Europa, que haja mais passageiros transportados, devido à subida do dólar.

Além das oito novas rotas (Aarhus, Barcelona, Belfast, Copenhaga, Exeter, Frankfurt, Roma e Toulouse), a Ryanair anunciou aumentos de frequências em 12 rotas, incluindo Colónia, Dublin, Madrid, Marselha, Milão, Newqay, Shannon e outras.

“Operações eficientes e taxas aeroportuárias competitivas fornecem a base a partir da qual a Ryanair pode proporcionar crescimento de tráfego a longo prazo e maior conectividade”, sublinhou Elena Cabrera, country manager da Ryanair para Espanha e Portugal, citada no comunicado.

“Temos trabalhado em estreita colaboração com os nossos parceiros no Aeroporto de Faro para garantir este crescimento e melhorar os serviços para quem vive, trabalha ou pretende visitar o Algarve”, acrescentou a executiva.