Últimas Notícias:

Riyadh Air faz pedido firme de 60 aeronaves da família Airbus A321neo


 

A Riyadh Air, a nova companhia aérea internacional premium com sede na Arábia Saudita, fez um pedido firme de 60 aeronaves da família A321neo. O acordo foi assinado na Future Investment Initiative (FII) em Riad, marcando um marco significativo para a Riyadh Air.

A cerimónia de assinatura contou com a presença de Sua Excelência Yasir Al-Rumayyan Governador do Fundo de Investimento Público (PIF) e Presidente da Riyadh Air, Tony Douglas, CEO da Riyadh Air, Christian Scherer, Diretor Executivo, Aeronaves Comerciais da Airbus e Benoit de Saint -Exupéry, vice-presidente executivo de vendas do negócio de aeronaves comerciais.

“Este investimento não só nos permitirá apoiar o crescimento económico na indústria da aviação, como também garantirá que a Riyadh Air opere uma das frotas com maior eficiência de combustível. Será fundamental para ajudar a Arábia Saudita a atingir os seus objetivos de descarbonização”, disse o CEO da Riyadh Air, Tony Douglas. “Este acordo reforça fortemente o impacto económico positivo da mais nova companhia aérea da Arábia Saudita, tanto à escala global como local, para facilitar o ecossistema da aviação saudita em rápido crescimento.”

Christian Scherer, CEO de Aeronaves Comerciais da Airbus disse: “Estamos orgulhosos de receber a Riyadh Air como um novo cliente e parceiro da Airbus. A aeronave A321neo de última geração trará eficiência excepcional às operações da companhia aérea, contribuições concretas para os seus objetivos de descarbonização e conforto aos seus passageiros. Estamos ansiosos para trabalhar juntos para apoiar as fortes ambições da aviação saudita”.

A Riyadh Air foi fundada a 12 de março de 2023 e tem sede no Aeroporto Internacional King Khalid de Riyadh. A companhia espera crescer para servir mais de 100 destinos até 2030 e tornar-se a maior companhia aérea do Médio Oriente.

A nova companhia aérea vai operar voos regulares domésticos e internacionais para destinos diferentes no Médio Oriente, África, Ásia, Europa, América do Sul e América do Norte.

A Riyadh Air está definida para ser uma ‘companhia aérea de classe mundial’ e espera-se que adicione US$ 20 bilhões ao crescimento do PIB não petrolífero e crie mais de 200.000 empregos diretos e indiretos.

A intenção é fazer com que a companhia aérea e o Aeroporto de Riyadh cresçam para se tornarem grandes players no Oriente Médio, competindo com rivais como Emirates, Etihad, Qatar Airways e Turkish Airlines, e seus respectivos hubs.

O A321neo é o maior membro da família A320neo mais vendida da Airbus, oferecendo alcance e desempenho incomparáveis. Ao incorporar motores de nova geração e Sharklets, o A321neo traz uma redução de ruído de 50% e mais de 20% de economia de combustível e redução de CO₂ em comparação com aeronaves de corredor único da geração anterior, ao mesmo tempo em que maximiza o conforto dos passageiros na cabine de corredor único mais ampla do céu.

Até o momento, mais de 6.700 A321neo foram encomendados por mais de 90 clientes em todo o mundo.