Últimas Notícias:

Qatar desiste de voar para Lisboa este verão


 

De acordo com o jornal Negócios, a Qatar Airways desistiu de voltar a voar para o Aeroporto Humberto Delgado a partir do final de março por não haver slots disponíveis nos horários em que pretendia realizar a operação direta entre Lisboa e Doha.

A companhia esteve em conversações com a ANA para retomar a operação para Portugal no próximo verão IATA, que ficou suspensa em 2021 durante o período da pandemia.

De recordar que a companhia chegou a operar quatro voos semanais para Lisboa, com equipamento Boeing 787 Dreamliner, com 22 lugares na Classe Executiva e 232 na Classe Económica.

Recentemente o até então ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, tinha já admitido que não existem mais slots (faixas horárias de descolagem e aterragem) para o próximo verão e não que seria possível receber mais aviões na capital. O CEO da ANA Aeroportos também confirmou o cenário e explica que, durante os meses de pico da atividade, a gestora terá de recusar 730 mil lugares.

“Infelizmente, a demora na escolha da solução de ampliação da capacidade de Lisboa está a provocar a recusa de voos para o próximo ano. Calculamos que sejam 730 mil lugares que não serão realizados e alguns deles dizem respeito a lugares em rotas que servem hubs e que poderiam ter dado uma conectividade acrescida ao aeroporto de Lisboa. É urgente que este problema seja resolvido”, admitiu Thierry Ligonnière ao Dinheiro Vivo.

O CEO da empresa detida pela francesa Vinci garante que a ANA está a “fazer tudo” o que está ao seu alcance para “melhorar a parte operacional e conseguir ser mais produtiva” e, para crescer, aconselha as companhias aéreas a optarem por aviões de maior dimensão, de forma a acomodar um maior número de passageiros. “Estamos a incentivar a utilização de aviões maiores e também o aumento do load factor. Estamos a fazer obras de melhoria no aeroporto, mas em termos de capacidade o salto só será dado quando tivermos a solução do novo aeroporto”, admite.