Últimas Notícias:

Qatar Airways torna-se a primeira transportadora mundial a operar a tecnologia de limpeza de cabines ultravioletas da Honeywell


 

A Qatar Airways tornou-se a primeira transportadora mundial a operar o Sistema de Cabine Ultravioleta (UV) da Honeywell, um avançando sistema de higiene a bordo. Testes clínicos comprovam que a luz UV é capaz de inativar vários vírus e bactérias quando devidamente aplicada.

Aproximadamente do tamanho de um carrinho de bebidas, o Honeywell UV Cabin System, que é operado pela Qatar Aviation Services (QAS), tem braços UV extensíveis que limpam assentos, superfícies e cabines de aviões sem utilizar produtos químicos de limpeza.

Tendo já recebido seis equipamentos da Honeywell UV Cabin System, os dispositivos foram submetidos a testes exaustivos a bordo dos aviões da Qatar Airways, antes de entrarem em serviço. A companhia aérea pretende adquirir unidades adicionais num futuro próximo, a fim de as operar a bordo de todos os aviões no Aeroporto Internacional de Hamad (HIA).

O Chefe Executivo do Grupo Qatar Airways, Sua Excelência o Sr. Akbar Al Baker, afirmou: “Temos o prazer de ser a primeira companhia aérea global a operar o Sistema de Cabine UV Honeywell a bordo dos nossos aviões.

Durante estes tempos sem precedentes, a saúde e a segurança da nossa tripulação e dos passageiros continua a ser a maior prioridade. Desde o início da pandemia, temos vindo a introduzir regularmente novas e eficazes medidas de segurança e higiene a bordo dos nossos aviões, com base na nossa experiência sem paralelo de voar de forma consistente ao longo da nossa existência”.

O Presidente da Honeywell Aerospace EMEAI, Sr. James Currier, afirmou: “A Honeywell oferece uma tecnologia que pode tornar as viagens aéreas mais seguras – desde o viajante ao trabalhador, em todo o aeroporto e a bordo do avião. Estamos a trabalhar para desenvolver novos produtos como o Honeywell ThermoRebellion, uma nova solução de monitorização da temperatura – Verificação do Sistema de Controlo Ambiental, que permite às companhias aéreas monitorizar o fluxo de ar na cabine, e um conjunto de Equipamento de Proteção Individual. Tudo isto permite aeroportos mais limpos e seguros”.

Os aviões da Qatar Airways continuarão a ser regularmente desinfetados utilizando produtos de limpeza recomendados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Honeywell UV Cabin System será utilizado como um passo adicional após a desinfeção manual, para assegurar os mais elevados padrões de limpeza. As roupas e cobertores de bordo da companhia aérea continuarão a ser lavados, secos e prensados a temperaturas microbianas letais, enquanto os auscultadores são rigorosamente higienizados após cada voo. Estes artigos são então selados em embalagens individuais,

Estes aviões dispõem também dos mais avançados sistemas de filtragem de ar, equipados com filtros HEPA de tamanho industrial que removem 99,97% de contaminantes virais e bacterianos do ar reciclado, proporcionando uma proteção mais eficaz contra infeções.

Em julho, a Qatar Airways aumentou as suas medidas de saúde e segurança a bordo, introduzindo novos equipamentos de proteção pessoal (EPI) para passageiros e tripulação de cabina. As medidas rigorosas da companhia aérea incluíram a oferta de máscaras a todos os passageiros, para além de uma bata de descartável para a tripulação de cabina, que é colocada por cima dos seus uniformes, além do uso de viseiras, luvas e máscara.

A bordo, todos os passageiros da Qatar Airways são fornecidos com um kit de segurança complementar com máscara facial de uso único, luvas descartáveis e gel de mãos desinfetante. Além disso, nos aviões equipados com Qsuite, o premiado assento empresarial da Qatar Airways, é oferecidos aos clientes de Classe Executiva uma maior privacidade através de divisórias deslizantes e portas totalmente fechadas, como uma opção para exibir um indicador “Não Perturbar (DND)” se desejarem limitar as suas interações com a tripulação da cabine.