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Qatar Airways lança três voos semanais para a Costa do Marfim e apresenta a mais recente tecnologia de desinfeção de cabine ultravioleta

 

A Qatar Airways anunciou que vai  voar entre Doha, no Qatar, e Abidjan, na Costa do Marfim, a partir de 16 de junho, com três voos semanais, via Accra, no Gana,.

De acordo com a companhia aérea, Abidjan torna-se no quarto novo destino da Qatar Airways em África desde o início da pandemia e vem juntar-se aos sete destinos que a transportadora do Qatar passou a servir ao longo do último ano e onde se incluem destinos como São Francisco e Seattle, nos EUA; Accra, Abuja e Luanda, em África; ou Brisbane e Cebu, na Ásia Pacífico.

“A rota de Abidjan vai ser operada pelo avião mais inovador da companhia aérea, o Boeing 787 Dreamliner, com uma configuração de 22 lugares em Business Class e 232 assentos em Economy Class”, avança ainda a Qatar Airways na informação divulgada esta segunda-feira, 26 de abril.

Para Akbar Al Baker, CEO da Qatar Airways, a abertura dos voos para Abidjan vem reforçar o compromisso da companhia aérea  com o mercado africano, com o qual a transportadora diz querer trabalhar “para fazer crescer esta rota de forma constante e apoiar a recuperação do turismo e do comércio na região”.

Os voos para Abidjan serão operados às segundas, quartas e sextas-feiras, com partida de Doha pelas 02h20 e chegada pelas 09h10, enquanto em sentido contrário os voos partem pelas 17h20, chegando à capital do Qatar pelas 06h10+1.

Além destes novos voos a companhia anunciou recentemente que vai retomar a sua operação para Cartum, no Sudão, com quatro voos semanais, a partir do dia 11 de maio.

 

Na mesma altura que anuncia uma nova rota, a Qatar Airways indica que tornou-se na primeira transportadora global a operar a versão 2.0 do Sistema de Cabine Ultravioleta (UV) da Honeywell, avançando ainda mais nas suas medidas de higiene a bordo.

A última versão do Sistema de Cabine UV da Honeywell, que é propriedade e operado pela Qatar Aviation Services (QAS), foi introduzida para acrescentar flexibilidade, melhorar a fiabilidade, mobilidade e facilidade de utilização em comparação com a sua antecessora, com asas UV alargadas que alcançam tanto áreas estreitas como amplas a bordo, reduzindo o tempo global de desinfeção. Esta versão inclui também uma varinha que desinfeta áreas como o cockpit e outros espaços mais pequenos e é não motorizada, levando a um menor consumo de bateria. Em testes clínicos, a luz UV demonstrou ser capaz de inativar vários vírus e bactérias quando corretamente aplicada.

Após receber 17 unidades da última versão do Sistema de Cabine V2 UV da Honeywell, os dispositivos foram todos submetidos a testes exaustivos a bordo dos aviões da Qatar Airways. A companhia aérea pretende operá-los a bordo de todas as aeronaves, entre o processo de aterragem e antes de descolar, no Aeroporto Internacional Hamad (HIA).

O Chefe Executivo do Grupo Qatar Airways, Sua Excelência o Sr. Akbar Al Baker, afirmou: “Sendo a primeira companhia aérea global a operar a última versão do Sistema de Cabine UV da Honeywell V2 a bordo dos nossos aviões, é um passo significativamente mais fácil de utilizar e tecnologicamente mais avançado. A Qatar Aviation Services tem continuado a manter o nosso serviço impecável durante o surto de COVID-19, apoiando especificamente os voos de repatriação e o aumento de voos de carga.

“Na qualidade de primeira companhia aérea mundial a alcançar o prestigiado 5-Star COVID-19 Airline Safety Rating da Skytrax, de primeira companhia aérea do Médio Oriente a iniciar os ensaios da inovadora aplicação móvel IATA Travel Pass ‘Digital Passport’, e mais recentemente, de primeira companhia aérea do mundo a operar um voo com tripulação e passageiros totalmente vacinados – faz parte do nosso ADN estar continuamente na vanguarda da inovação e continuar a implementar as mais recentes medidas de segurança e higiene, a bordo e em terra”.

A Qatar Aviation Services continua a manter os seus padrões de serviço de classe mundial e relações de longa data com todas as companhias aéreas, e, juntamente, com o HIA, assegura uma viagem segura e sem problemas a todos os passageiros. As aeronaves da Qatar Airways continuarão a ser regularmente desinfetadas, utilizando produtos de limpeza recomendados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A última versão do Sistema de Cabine UV V2 da Honeywell será utilizada como um passo adicional após a desinfeção manual, para assegurar os mais elevados padrões de limpeza.

As roupas e cobertores de bordo da companhia aérea continuarão a ser lavados, secos e prensados a temperaturas microbianas letais, enquanto os seus auscultadores são rigorosamente higienizados após cada voo. Estes artigos são depois selados em embalagens individuais pelo staff que usa luvas higiénicas descartáveis.

As aeronaves da Qatar Airways também dispõem dos mais avançados sistemas de filtragem de ar, equipados com filtros HEPA de tamanho industrial que removem 99,97% dos contaminantes virais e bacterianos do ar recirculado, proporcionando a proteção mais eficaz contra infeções.

A bordo, é disponibilizado a todos os passageiros da Qatar Airways um kit de proteção complementar. Dentro de uma bolsa com fecho, são oferecidas uma máscara facial de uso único, luvas grandes descartáveis e um gel desinfetante para as mãos à base de álcool. Os clientes da Classe Executiva também recebem um tubo de gel desinfetante adicional de 75ml. Além disso, para aeronaves equipadas com o Qsuite, o premiado lugar executivo da Qatar Airways, é oferecida aos clientes ainda mais privacidade com divisórias deslizantes e portas que se podem fechar totalmente e uma opção para exibir um indicador “Não Perturbar (DND)” se desejarem limitar as suas interações com a tripulação de cabine.

O moderníssimo hub da Qatar Airways, o Aeroporto Internacional de Hamad (HIA), introduziu também robots desinfetantes UV-C, que são dispositivos móveis totalmente autónomos que emitem luz UV-C concentrada, e que são utilizados em áreas de elevado fluxo de passageiros, para reduzir a propagação de agentes patogénicos. Além disso, o HIA implementou procedimentos de limpeza rigorosos e aplicou medidas de distanciamento social em todos os seus terminais. Todos os pontos de contacto dos passageiros são higienizados a cada 10-15 minutos e cada balcão de porta de embarque e de paragem de autocarros é limpo após cada voo. Os higienizadores de mãos são fornecidos nos pontos de controlo de imigração e segurança.

A Qatar Airways tornou-se a primeira companhia aérea do mundo a alcançar a prestigiada classificação de segurança de 5 Estrelas COVID-19 Airline Safety Rating pela organização internacional de classificação de transporte aéreo, Skytrax. Isto segue-se ao recente sucesso do HIA como o primeiro aeroporto do Médio Oriente e da Ásia a receber a classificação 5 Estrelas COVID-19 Airport Safety Rating. Estes reconhecimentos garantem aos passageiros em todo o mundo que as normas de saúde e segurança das companhias aéreas estão sujeitas aos mais elevados padrões de escrutínio e avaliação profissional e independente. Para mais pormenores sobre todas as medidas que foram implementadas a bordo e no HIA, visite qatarairways.com/safety.

A companhia aérea tem vindo a  reconstruir a sua rede de destinos, que foi fortemente afetada pela pandemia da COVID-19, e conta atualmente com voos para 130 destinos, estimando aumentar a rede para 140 destinos e mais de 1.200 voos por semana até final de julho de 2021.