A Embraer divulgou imagens da nova fuselagem feita especialmente para a conversão de avião passageiro para cargueiro do E190F.
A empresa indicou que a sua equipa de engenharia projetou um novo enquadramento para a futura porta do cargo e que o programa está dentro do prazo.
De recordar que a Embraer lançou recentemente o esperado programa de conversão de aviões E-Jets de passageiros para carga, tendo sido batizados como E190F e E195F, e que deverão entrar em serviço a partir de 2024.
“Perfeitamente posicionados para preencher a lacuna no mercado entre cargueiros turboélices e jatos narrowbodies maiores, a nossa conversão de E-Jets P2F chega ao mercado num momento em que a procura de transporte de carga aérea continua a descolar, e à medida que o comércio eletrónico e o comércio em geral passam por uma transformação global”, disse Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
A conversão só inclui as duas versões maiores dos E-Jets de primeira geração, dos quais a Embraer estima existirem 380 E190 e 90 E195 com potencial de serem transformados em cargueiros.
O E190F poderá transportar uma carga útili de 10,7 toneladas enquanto o E195F, um total de 12,3 toneladas.
A Embraer pretende ocupar um nicho atualmente sem concorrentes, com uma capacidade e alcance superior a de turboélices como o ATR 72-600F, mas com custos mais baixos que os 737 e A320 convertidos para carga.
O trabalho de conversão está a ser realizado nas instalações em São José dos Campos, Brasil.