O primeiro A320neo para a SATA Azores Airlines realizou esta quinta-feira, 21 de setembro, o seu primeiro voo de testes.
A aeronave irá realizar os voos de teste com a matrícula F-WWIA, tendo o primeiro voo durado cerca de 4h15.
O futuro CS-TSK, batizado de “Pure” estava inicialmente programado para ser entregue em 2024 mas a companhia deverá receber o primeiro de dois Airbus A320neo antes do final do ano.
De referir que todos os 3 modelos A320 ceo da companhia vão entrar em processo de phase-out, para ser iniciado o processo de phase-in dos dois A320neo, para servir as rotas para o Pico e Faial.
Este é um processo normal de qualquer companhia aérea por forma a ter a frota mais eficiente e económica possível:
CS-TKP – 20 anos
CS-TKK – 18 anos
CS-TKQ – 18 anos
Na totalidade a companhia, a partir de 2024, ficará com uma frota composta por 7 modelos da família A320neo: 2 A320neo, 2 A321neo (CS-TSG, CS-TSF) e 3 A321LR (CS-TSI, CS-TSH, CS-TSJ).
Com a saída dos modelos A320ceo a companhia vai ficar com uma da frota com média de idade de 3,9 anos.
O A320neo e os modelos derivados fazem parte da família de aviões de corredor único mais vendida no mundo. A variante A320neo foi a primeira a voar e entrar em serviço. Com um peso máximo de decolagem de 79 toneladas, possui capacidade para 165 passageiros numa configuração comum de duas classes, com um alcance de 6 850 quilómetros.
Segundo a Airbus, esta variante possui uma economia de combustível de 16% por assento e um custo operacional 25% menor, em comparação com as versões anteriores.