Últimas Notícias:

Portugal passa a exigir teste à covid-19 a viajantes da China


 

Portugal passou a exigir aos viajantes procedentes da China a apresentação de um teste negativo à covid-19 realizado até 48 horas antes do início do voo.

“A partir das zero horas do dia 7 de Janeiro de 2023, os passageiros de voos provenientes da China serão sujeitos a testagem aleatória, mas de carácter obrigatório”, diz um comunicado do Ministério da Saúde.

De acordo com o ministro da Saúde, Manuel Pizarro “As medidas a tomar vão sendo avaliadas semana a semana, tenho a expectativa de que não seja necessário mais do que aquilo que estamos a fazer neste momento”.

Pizarro considerou ainda que, “combinado com a vigilância epidemiológica à chegada aos aeroportos nacionais, estas medidas serão suficientes, mas isso tem de ser avaliado à medida que vão sendo conhecidos os resultados das análises que estão a ser feitas”.

Portugal junta-se assim a Áustria, Alemanha, Suécia e Bélgica, que já tinham anunciado que vão exigir testes aos viajantes oriundos da China.

A medida surge depois de a União Europeia ter recomendado “fortemente” que os Estados-membros exijam a todos os viajantes da China um teste negativo para a covid-19 realizado a menos de 48 horas da partida.