A NAV Portugal partilhou nas suas redes sociais os trabalhos de remodelação no Centro de Controlo de Tráfego Aéreo de Lisboa e na Torre do Porto para permitir a instalação do sistema TopSky ATC
As primeiras obras a terem início foram as do Porto, integradas na intervenção para as melhorias de operação do aeroporto Francisco Sá Carneiro (LPPR) para o aumento da capacidade por hora, a NAV Portugal procedeu também a alterações na Torre do Porto para permitir a instalação do sistema TopSky ATC e, no futuro, TopSky TWR, bem como para responder ao aumento da capacidade declarada.
Durante os trabalhos, o serviço de controlo de tráfego aéreo foi realizado a partir da sub-TWR, espaço onde foi replicado o ambiente da Torre, permitindo a manutenção da operação rigorosamente nas mesmas condições de segurança.
Hoje a NAV partilhou os trabalhos que estão a ser realizado no Centro de Controlo de Tráfego Aéreo em Lisboa, envolvendo mais de 140 trabalhadores, mas sempre com menos de 45 em simultâneo.
As obras de remodelação visam dotar esta sala dos mais recentes avanços na gestão do tráfego aéreo incluindo a instalação do sistema TopSky ATC.
Ao todo, e entre instalações elétricas, de telecomunicações ou ar condicionado, estão a ser colocados perto de 50 kms de cabos que irão servir para instalar mais de 70 postos de trabalho no CCTAL, incluindo 52 posições para o controlo de tráfego aéreo, contando com a Esquadra Independente de Tráfego Aéreo da Força Aérea Portuguesa.