Últimas Notícias:

NAV lançou concurso para aquisição de sistema de detecção e alerta para fenómenos meteorológicos de turbulência e de windshear no Aeroporto da Madeira


 

Foi hoje anunciado em Diário da República o concurso público internacional para a aquisição dos equipamentos Radar de Banda X e Lidar a instalar no Aeroporto Internacional da Madeira.

A NAV indica que este equipamento visa dotar esta infraestrutura aeroportuária de um sistema de detecção e alerta para fenómenos meteorológicos de turbulência e de windshear, nas zonas de aproximação às pistas 05 e 23.

Em causa estão equipamentos meteorológicos complementares de apoio à navegação aérea que servem para recolher informação mais completa, melhorando o conhecimento dos padrões atmosféricos que afetam aquele aeroporto e, por conseguinte, modelos de previsibilidade mais amplos e abrangentes.

O Radar Banda X e o LIDAR permitem aferir os fenómenos meteorológicos, nomeadamente vento, turbulência, windshear (alteração súbita do vento em direção e velocidade) e precipitação num raio da ordem de 10 km em torno do aeroporto, e com um processamento da informação quase em tempo real (inferior a 1 minuto), permitindo ter informação detalhada das condições em toda a envolvente do aeroporto.

Na sequência de várias apresentações e reuniões com diversos fabricantes que produzem os sistemas em causa, incluindo um site survey no passado mês de maio, a
equipa do projeto identificou a solução, estimando como preço base o montante de
3,5 milhões de euros.

Este investimento encontra-se assegurado através do orçamento da NAV Portugal. O prazo de 142 dias para apresentação de propostas está agora a correr, terminando a 3 de novembro próximo, e o critério de adjudicação é o da proposta economicamente mais vantajosa assente em multifatores.

A NAV sublinha que espera-se que este conjunto de equipamentos proporcione um conhecimento efetivo das condições de vento que estão a ocorrer e, consequentemente, constitua um suporte nas tomadas de decisão sobre as condições de operação, aumentando a confiança nas operações e permitindo melhorar a gestão do tráfego aéreo, das companhias de aviação e da gestão de operações aeroportuária.

Ao instalar este sistema no Aeroporto da Madeira, a NAV Portugal espera dar um contributo muito significativo para a melhoria da operacionalidade desta infraestrutura de tão grande relevância para a Região Autónoma da Madeira.