Este sábado, 8 de maio, decorreram as cerimónias fúnebres de Bernard Ziegler, o visionário dos aviões Fly-By-Wire da Airbus.
Numa forma homenagem o modelo A320neo F-WNEO de testes realizou um low pass sobre o cortejo fúnebre.
Na semana passada a Airbus tinha informado com pesar, a morte de Bernard Ziegler, aos 88 anos. Considerado um dos pioneiros da engenharia da Airbus, foi fundamental para a introdução do primeiro Fly-By-Wire (FBW) digital do mundo e controles num side stick numa aeronave comercial de passageiros com o A320 em 1988.
A carreira de Ziegler durou cerca de quatro décadas. Ele percebeu todo o potencial que o FBW digital poderia trazer, incluindo proteção de envelope de voo incorporada ao software de controle. O legado de Ziegler continua vivo com o FBW digital em todas as aeronaves Airbus da geração actual e sua adopção como padrão em todas as aeronaves de passageiros modernas em todo o mundo.
Bernard Ziegler entrou na Airbus como piloto de teste-chefe em 1972 e teve como responsabilidade a criação de uma nova divisão de testes de voo, que visava a partilha de objectivos com os países parceiros, promovendo a colaboração entre as tripulações de teste de voo e engenheiros.
Em 1972 realizou o primeiro voo do Airbus A300 como piloto de teste, tendo também voado os A310, A320 e A340-200.
Em junho de 1993, Ziegler participou do voo mais longo já realizado por uma aeronave civil, quando um A340-200, apelidado de “World Ranger”, voou à volta do mundo a partir de Paris com apenas uma escala em Auckland em pouco mais de 48 horas.
Bernard Ziegler reformou-se em dezembro de 1997, tendo sido vice-presidente sénior de engenharia da Airbus.